A voz do Teatro

"Ser artista é profissão de fé,
 entrar no céu com o próprio pé.
 Trabalho sagrado e missão,
 ganhar com a alma, o seu pão.'

Magdalena Rodrigues
Atriz e presidente do  SATED/MG.

“O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam”.

Para falar da pluralidade de estéticas, diversidade de linguagens e dos variados modos de produção do teatro mineiro, melhor referência do que nosso inesquecível e genial Guimarães Rosa não há.  Assim também, as formas do fazer teatral nas gerais “não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”.

Local e universal  este nosso teatro retrata a identidade mineira e proporciona ao mesmo tempo desenvolvimento humano com sensibilidade artística.

Rubem Silveira dos Reis
Produtor Cultural e Vice Presidente do CONSEC MG

Tudo começou com o anonimato, nem mesmo o mais certo homem de teatro que ainda vinha a ser empossado para subir aos palcos, se reconheceria. É a velha e sabia a voz do teatro, a pausa sagrada, para a ação cênica. Após 25 anos de carreira, entre grandiosos mestres do teatro mineiro, me reconheço para além das montanhas de Minas Gerais, onde os olhos dos espectadores e colegas fazedores de teatro, sempre reconhecem a carpintaria cênica, lapidada em Minas.  Apenas mais uma pausa...é preciso reaprender a criação coletiva, a escuta, a troca para que o trabalho destes homens de teatro, tenham garantia de sua qualidade artística, continuidade através do trabalho de grupo e da garantia dos mecanismos conquistados através das políticas públicas de fomento, para irmos enfrente e abrindo caminhos para outras e outras gerações de fazedores da cena teatral mineira. A voz teatro mineiro merece uma grande escuta!

Antonio Carlos Ferreira
Ator, coordenador artístico e artista plástico. Integrante da Cia. Produz Ação Cênica e do MTG.