Mostra Tiradentes em Cena homenageia Murilo Rubião

Em sua 4ª edição o evento celebra grandes nomes da literatura e do teatro mineiro

Descentralizar e valorizar a diversidade da produção teatral brasileira é o objetivo da Mostra Tiradentes em Cena que será realizada no período de 5 a 14 de maio de 2016, na cidade histórica mineira.

De acordo com a jornalista e organizadora do evento, Aline Garcia, Tiradentes é uma vitrine de festivais, mas essa é a única mostra de teatro.

“É uma ocupação da cidade combinando a diversidade de gêneros teatrais e apropriação dos espaços públicos. Ao longo do festival, as ações acontecem em  museus, igrejas e casarões do município.  Mas também é montado um palco principal na praça Largo das Forras”, explica.

Nesta edição, a Mostra Tiradentes em Cena coloca a palavra como tema central ao homenagear o jornalista e escritor mineiro Murilo Rubião, que completa centenário em 2016. É também por meio das palavras que a mostra saúda Nathália Timberg pelos seus 60 anos de carreira. A atriz abrirá a quarta edição do evento com o espetáculo “Paixões”.

A mostra conta com cinco temas: Cena de Sucesso, composto por espetáculos teatrais com trajetória já reconhecida nacionalmente; Cena Infantil, que são espetáculos para as crianças, incluindo teatro de bonecos e teatro de sombras; Cena Encontro, onde performáticos de Tiradentes e de cidades vizinhas se reúnem; Cena Paralela, que apresenta palestras, cursos, debates e mesas-redondas.

Ao todo, 27 atividades estão previstas para a festa. Dentre elas, estão as exposições em homenagem a Jota D’angelo, grande renovador do teatro belo-horizontino e ao contista Murilo Rubião.  O evento se encerra no sábado, dia 14, com o monólogo de Matheus Nachtergaele “Processo de conscerto do desejo”, apresentado dentro da Igreja Matriz.      

Confira a programação completa no site:  www.tiradentesemcena.com.br.

Serviço:

O quê:Mostra de Teatro Tiradentes em Cena
Quando: 6 de maio a 14 de maio
Quanto: Gratuito
Onde: Tiradentes-MG

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...