Livro “O crítico ignorante”, de Daniele Avila Small, reflete sobre análises de espetáculos teatrais

 

A crítica de teatro encontrou na internet, por meio de blogs e revistas eletrônicas, um espaço amplo para se desenvolver e repensar o fazer cênico. Refletindo esse universo, a autora carioca Daniele Avila Small lançou em 2015 o livro “O crítico ignorante”.

Junto com a professora de teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro Dinah Cesare, Daniele Avila Small mantém a revista eletrônica Questão de Crítica.

A autora conversou com o Portal do Teatro Mineiro sobre seu livro e diz encarar a crítica teatral como uma força emancipatória.  

Leia a entrevista:

Portal do Teatro Mineiro: Por que “O crítico ignorante”? Em que o seu livro se inspirou ou se parece com a obra “O mestre ignorante”, do professor e filósofo francês Jacques Rancière?

Daniele Avila Small: O título é uma referência direta ao livro “O mestre ignorante”, construído com base na pedagogia do também professor e filósofo francês Joseph Jacotot (1770-1840),que defende uma proposta de pedagogia livre e emancipatória. Com essa ideia, Jacotot inspirou algumas reflexões de Rancière sobre o teatro, especialmente a que motivou a palestra O Espectador Emancipado, que depois foi publicada como artigo em 2008. Eu fiz a primeira tradução desse artigo, que foi publicado ainda em 2008 na Questão de Crítica.  A ideia de crítica proposta no meu livro parte da reflexão inicial desses autores, pois um dos problemas mais graves dos críticos de teatro é achar que o espectador está em uma condição de menoridade. O espectador não precisa ser emancipado. Ele já é emancipado. Isso é o que eu defendo. Portal do Teatro Mineiro: Assistir sobre um espetáculo e falar sobre ele é um ato intelectual?

Daniele Avila Small: Sim, com certeza. A atitude crítica está presente na recepção teatral, em maior ou menor voltagem. Há espetáculos que estimulam a atitude crítica, outros que tentam apaziguar essa disposição intelectual. Há crítica que toma o espectador como um consumidor acéfalo de entretenimento barato. Mas há crítica que escreve para o espectador que está afim do teatro, de pensar com as artes cênicas, que tem entusiasmo. Temos uma tradição muito mesquinha de usar o termo intelectual como pejorativo. É preciso estar atento e afirmar a beleza e o prazer das aventuras intelectuais. O teatro e a crítica, juntos, têm essa força de emancipação.

Portal do Teatro Mineiro: Além de Jacques Rancière, quais as referências e inspirações utilizadas no período de produção do seu livro?

Daniele Avila Small: O livro tem algumas referências à história da crítica, a partir de pensadores como o historiador alemão Reinhart Koselleck (1923-2006) e o filósofo britânico Terry Eagleton. O pensamento sobre a forma da crítica, especialmente sobre o ensaio como forma, tem suas bases nos filósofos Georg Lukács (1885-1971) e Theodor Adorno (1903-1969). Mas uma inspiração mais próxima é Yan Michalski (1932-1990) e sua trajetória como crítico, pensador de teatro e professor. A sua revista Ensaio/Teatro foi uma inspiração para a criação da Questão de Crítica.

Serviço:

O quê: Livro O Crítico Ignorante

Onde comprar: Editora 7Letras / www.7letras.com.br

Quanto: R$ 36

 

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...