"Repertório Shakespeare” estreia em Belo Horizonte

No mês de abril, em que se completam 400 anos de morte do dramaturgo inglês, Thiago Lacerda e Giulia Gam encenam “Macbeth” e “Medida por Medida”

Perpetuando clássicos do bardo inglês, o ator Thiago Lacerda, junto a outros 14 atores, retorna a Belo Horizonte para encenar a tragédia “Macbeth” e a comédia “Medida por Medida”.

O “Repertório Shakespeare”, que estará em cartaz nos dias 1 e 2 de abril, foi dirigido e encabeçado por Ron Daniels, um dos principais diretores teatrais da companhia britânica Royal Shakespeare Company de Stratford-upon-Avon.

Da genialidade do poeta e dramaturgo inglês ninguém dúvida, os textos a serem encenados em solo mineiro, escritos no fim do século XVI, entre 1603 e 1607, são imortalizados e  interpretados por atores de todo o mundo. Ambas as peças dialogam sobre o poder, corrupção e os dilemas éticos e morais presentes nas esferas públicas e privadas, mas em tratamentos e estruturas distintas.

Em “Macbeth”, no caos da guerra, o mundo é um campo de batalha, mas questões existencialistas como “de onde vem o mal?” ou “em que canto do ser humano se encontra uma ambição tão desenfreada que nos leva a matar?”, encontram espaço para serem refletidas. Sobre o texto, o diretor Ron Daniels declara que posições radicais não são posições humanas. “Uma posição fundamentalista é antagônica à própria vida, ela não leva em consideração todas as contradições humanas”, disse.  

Já em “Medida por Medida”, agora no caos da paz, o mundo se transformou em um bordel. E a pergunta que o autor nos faz é se somos seres tão falíveis, se não conhecemos a nós mesmos, como podemos julgar uns aos outros? Este é um mundo povoado por homens de grande poder e também por padres e freiras, por prostitutas e cafetões, por bêbados e arruaceiros, gente alegre e simples que leva a vida nas ruas, nos conventos, nos bordéis e nas prisões da cidade. Um mundo onde o amor surge de forma inesperada e triunfa finalmente sobre o puritanismo e a libertinagem. Nesta etapa, Ron Daniels deixa a pergunta: “Podemos controlar a anarquia do mundo?”

 

SERVIÇO:

O quê: “Repertório Shakespeare”

Quando: 01 de abril, sexta-feira, as 21h

O quê: “Medida por Medida”

Quando: 02 de abril, sábado, às 21h30

Quanto: R$60,00 (inteira) - R$ 30,00 (meia)

Onde: Sesc Palladium- R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte - MG

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...