Manifestações culturais do interior ocupam fio narrativo do musical Sapecado
Bebendo em fontes de Manoel de Barros e Guimarães Rosa, o grupo teatral Banda Mirim, de São Paulo resgata o espírito sertanejo por meio de elementos da cultura popular, como danças, festas e as lendas do sertão.
Com viés predominantemente infantil, o espetáculo Sapecado retrata a viagem de três personagens pela estrada. Neste musical, com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a garotada poderá conferir a divertida história de Assunta Felizarda de Jesus, uma mulher brejeira, que vive sozinha numa roça com seu cachorro Rex.
“O espetáculo foi inspirado nas memórias de minha infância, vivida em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo. Lá a música rodeava tudo. Era dupla que cantava, era baile na igreja, sanfoneiro pelo caminho, era rádio AM. Tinha história de mata cerrada, tinha rio, bicho e noite escura. Tinha estrada de terra, que nem a estrada do Bromongó, onde a alma é grande e a gente é pouca”, explica Romagnoli.
As músicas, compostas por Tata Fernandes e Kléber Albuquerque, trazem referências ao estilo caipira de clássicos de viola e manifestações regionais. “Uma das coisas mais prazerosas deste trabalho foi podermos mergulhar nesse universo da música caipira, na poesia, no humor, nas danças e nos ritmos deste Brasil profundo, desse lugar que é um outro tempo”, contou Kléber.
Serviço:
O quê:Sapecado
Onde:Grande Teatro do Sesc Palladium- Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, Belo Horizonte
Quando:10 de abril – domingo às 17h (aberto ao público em geral)
12 de abril – terça-feira às 9h30 e 14h30 (exclusivos para escolas públicas)
Quanto:Entrada franca