Festival se divide entre peças locais, nacionais e internacionais; evento acontece entre 20 e 29 de maio
Mais de 70 atrações integram a programação da 13ª edição do Festival Internacional de Teatro de Palco & Rua 2016. Solo fértil para trocas de experiências entre atores e atrizes de todo o mundo, a maratona terá início na Praça da Estação, com o espetáculo Francês “Les Girafes, Opérette Animalière”, da Compagnie Off. A programação se estende do dia 20 até dia 29 de maio, e acontece em teatros, espaços alternativos, ruas, praças e parques da capital mineira.
A grade de montagens traz, além de apresentações locais, nacionais e internacionais, uma seção de “Projetos Especiais” com apresentações de grupos formados nas escolas de artes cênicas de Belo Horizonte.
A seção ainda abarca atividades circenses, mini teatro lambe lambe, “Picnic Dionisíaco”, mostra de filmes e documentários, encontros performáticos, debates, oficinas, conferências e vivências, lançamentos de livros, conversas, intervenções cênicas, Campeonato Interdrag de Gaymada e um bota-fora no Viaduto Santa Tereza.
Para o diretor de Artes Cênicas e da Música da Fundação, Jefferson da Fonseca, o evento é um lugar de encontro, de aglutinação, acolhendo os diversos movimentos e inclinações das artes cênicas na contemporaneidade para, a partir daí, fornecer suporte a reflexões diversas, confirmando a arte como ferramenta de resistência, de força e, sobretudo, de diálogo.
No rol de apresentações locais, aparecem grupos com trabalhos pautados por temas caros à contemporaneidade, como As Bacurinhas, que apresentamo espetáculo Calor na Bacurinha, e Maxilar Viril, peça da Maldita Cia de Investigação Teatral adaptada da obra “A História do Lagarto que Tinha o Costume de Jantar suas Mulheres”, de Eduardo Galeano.
Da lista de montagens internacionais, oito países estarão representados, entre eles Chile, Argentina, Ucrânia, Portugal e Escócia.
Representando a América Latina, o Chile traz a Belo Horizonte Rodolfo Meneses e seu Palhaço Tuga (Mimo Tugas), que conduz o espetáculo de rua “Con Su Permiso”. Da Argentina chega o Colectivo de Investigación Apacheta e seu “Mi Hijo Sólo Camina un Poco Más Lento”, texto do croata Ivor Martinic que tem como eixo a aceitação do diferente.
Outro destaque é a presença da atriz e poeta escocesa Jo Clifford, que aborda o universo transgênero em The Gospel According Jesus, Queen of Heaven, que recorre ao evangelho para tentar combater preconceitos.
Entre os espetáculos de palco está “Abrazo”, aventura inspirada em “O Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, e encenada pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal, RN). A peça “Cinco Semanas em um Balão” (do grupo Sabre de Luz, de São Paulo), inspirada na obra de Júlio Verne, é uma atração destinada ao público infantil, enquanto “MundoMudo”, da Companhia Azul Celeste (São José do Rio Preto/SP), mira o público adulto, investigando a relação cultural entre o velho e o novo por meio dos valores difundidos na sociedade contemporânea.
Confira a programação completa no site: http://ow.ly/4nnUFQ
LOCAIS DE VENDA
Mercado das Flores/Posto da Belotur
Av. Afonso Pena, 1.055, esquina com Rua da Bahia
Segunda a sábado, das 10h às 19h; Domingos, das 13h às 18h.
Bilheteria dos teatros
Os ingressos serão vendidos 1 hora antes de cada sessão, de acordo com a disponibilidade.
Internet
Pelo site www.fitbh.com.br, a partir do dia 9 de maio, ou através do aplicativo “Vá ao Teatro”, também a partir de 9 de maio. A compra deve ser efetuada até 4 horas antes de cada sessão. Será cobrada taxa de serviço. O voucher da compra virtual deve ser trocado pelo ingresso na bilheteria do teatro, até 30 minutos antes do início da sessão.
INGRESSOS:
Espetáculos de rua: entrada gratuita
Espetáculos de palco: R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia-entrada)