BDMG Cultural lança edital para a área de artes cênicas em Minas Gerais

Para reforçar a tradição cultural mineira no cenário do teatro, do circo e da dança, o BDMG Cultural, desde 2004, apoia iniciativas de fomento às artes cênicas, promovendo a circulação das mais recentes produções artísticas realizadas no estado. Esta iniciativa faz parte do edital público de concorrência Trilha Cultural, que está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 6 de julho de 2016.

Quem pode participar?

Uma das novidades do edital deste ano é a participação de grupos com sede em qualquer um dos 853 municípios mineiros. O proponente poderá circular com o seu trabalho do interior para Belo Horizonte, do interior para outra cidade do interior, ou da capital para o interior de Minas.

“Há um cenário muito rico das artes cênicas no interior do estado. Minas Gerais precisa conhecer melhor seus grupos de teatro, dança e circo, e o Trilha Cultural, com esse novo desenho, vai permitir tanto a divulgação do trabalho como o intercâmbio entre companhias de várias regiões”, destaca João Paulo Cunha, presidente do BDMG Cultural.

Para escolher o município que receberá o espetáculo, os candidatos deverão observar a planilha disponibilizada aqui. Vale ressaltar que o regulamento exige que o grupo tenha no mínimo três anos de existência legal, estabelecido em Minas Gerais, com comprovada atuação na área.

Uma comissão julgadora avaliará as propostas e selecionará 14 grupos, dois a mais do que nas edições anteriores do Trilha Cultural. Os grupos receberão R$13.000,00 para cobrir despesas de transporte, artistas, equipe técnica e material cenográfico.

Regulamento e ficha de inscrição disponíveis no site do BDMG Cultural: www.bdmgcultural.mg.gov.br

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...