Durante o musical, serão interpretadas músicas como "Cintura fina", "O xote das meninas", "Que nem jiló", "Pau-de-arara" e "Asa branca"
A Praça da Estação, em Belo Horizonte, vira palco do espetáculo ‘Gonzagão – A Lenda’ em apresentação única e gratuita nesta sexta (1º), a partir das 20h. A montagem leva o público ao universo musical do ‘Rei do Baião’ através de cerca de 40 músicas, que contam a história do cangaço com muitas cores, amores e ilusões.
Sob a direção de João Falcão, a apresentação do musical do grupo A Barca dos Corações Partidos – Companhia Brasileira de Movimento e Som faz parte da programação do Arraial de Belô. Oito atores e uma atriz se revezam para mostrar que, como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, onde realidade e fantasia se confundem.
No ponto de vista de Alfredo Del-Penho, um dos atores da peça, a construção da história tomou uma forma diferente. “O musical não foi feito de uma forma descritiva, mas sim de uma maneira sensível e poética. Instigamos o imaginário do público mesclando realidade e lendas deste grandioso artista místico”, explica.
Falcão evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre o artista, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012. “É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, conta.
Para o ator, o público precisa conhecer a história de Luiz Gonzaga, pois ele foi fundamental para a disseminação da cultura do Nordeste, especialmente o baião. “O espetáculo proporciona o resgate da história do rei do baião. Ele teve muita importância, pois, ao levar o estilo musical para o Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, colocou toda a região nordestina em evidência, revelando as crenças, lendas e cultura do local. E poder levar isso para as praças, de forma gratuita e democrática, estimula e enriquece ainda mais o nosso trabalho. Eu saio cada vez mais brasileiro desse espetáculo”, revela o ator, que interpreta diversos personagens no palco.
"Cintura fina", "O xote das meninas", "Que nem jiló", "Pau-de-arara" e "Asa branca" são algumas das canções interpretadas ao vivo pelo grupo. Nessa montagem, João Falcão apresentou um novo talento ao público, Marcelo Mimoso. O artista narra boa parte da história de Gonzaga no palco e canta a maioria das músicas.
PREMIAÇÕES:
Há 3 anos e meio em cartaz e com diversos prêmios e críticas na bagagem, o espetáculo foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino; e o prêmio Bibi Ferreira, nas categorias: Melhor roteiro, melhor direção, melhor direção musical e melhor espetáculo. Gonzagão – A Lenda também foi eleito em 2013 um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo. O público acumulado já passa de 200 mil espectadores.
SERVIÇO:
Evento: "Gonzagão - A Lenda"
Data: 1º de julho (sexta), às 20h
Local: Praça da Estação (Av. dos Andradas, 371 - Centro)
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos