O baião invade praça da Estação com o espetáculo ‘Gonzagão – A Lenda’

 

Durante o musical, serão interpretadas músicas como "Cintura fina", "O xote das meninas", "Que nem jiló", "Pau-de-arara" e "Asa branca"


 

A Praça da Estação, em Belo Horizonte, vira palco do espetáculo ‘Gonzagão – A Lenda’ em apresentação única e gratuita nesta sexta (1º), a partir das 20h. A montagem leva o público ao universo musical do ‘Rei do Baião’ através de cerca de 40 músicas, que contam a história do cangaço com muitas cores, amores e ilusões.

Sob a direção de João Falcão, a apresentação do musical do grupo A Barca dos Corações Partidos – Companhia Brasileira de Movimento e Som faz parte da programação do Arraial de Belô. Oito atores e uma atriz se revezam para mostrar que, como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, onde realidade e fantasia se confundem.

No ponto de vista de Alfredo Del-Penho, um dos atores da peça, a construção da história tomou uma forma diferente. “O musical não foi feito de uma forma descritiva, mas sim de uma maneira sensível e poética. Instigamos o imaginário do público mesclando realidade e lendas deste grandioso artista místico”, explica.

Falcão evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre o artista, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012. “É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, conta.

Para o ator, o público precisa conhecer a história de Luiz Gonzaga, pois ele foi fundamental para a disseminação da cultura do Nordeste, especialmente o baião. “O espetáculo proporciona o resgate da história do rei do baião. Ele teve muita importância, pois, ao levar o estilo musical para o Rio de Janeiro, capital do Brasil na época, colocou toda a região nordestina em evidência, revelando as crenças, lendas e cultura do local. E poder levar isso para as praças, de forma gratuita e democrática, estimula e enriquece ainda mais o nosso trabalho. Eu saio cada vez mais brasileiro desse espetáculo”, revela o ator, que interpreta diversos personagens no palco.

"Cintura fina", "O xote das meninas", "Que nem jiló", "Pau-de-arara" e "Asa branca" são algumas das canções interpretadas ao vivo pelo grupo. Nessa montagem, João Falcão apresentou um novo talento ao público, Marcelo Mimoso. O artista narra boa parte da história de Gonzaga no palco e canta a maioria das músicas.

PREMIAÇÕES:

Há 3 anos e meio em cartaz e com diversos prêmios e críticas na bagagem, o espetáculo foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino; e o prêmio Bibi Ferreira, nas categorias: Melhor roteiro, melhor direção, melhor direção musical e melhor espetáculo.  Gonzagão – A Lenda  também foi eleito em 2013 um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo. O público acumulado já passa de 200 mil espectadores.

 

SERVIÇO:

Evento: "Gonzagão - A Lenda"

Data: 1º de julho (sexta), às 20h

Local: Praça da Estação (Av. dos Andradas, 371 - Centro)

Entrada gratuita

 

Classificação: 12 anos

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...