Governo de Minas Gerais e Petrobras apresentam Mostra Pigmalião Escultura que Mexe de 23 a 25 de julho em Itaúna. Em circulação inédita por Minas Gerais o grupo encerra sua turnê em Itaúna. Foi a primeira vez que o Pigmalião teve a oportunidade de levar vários trabalhos ao interior do estado e contemplar cidades que ainda não conheciam o grupo.
Integram a mostra quatro espetáculos e uma cena curta do repertório do grupo de teatro de bonecos, além da oficina A relação entre o ator e o boneco. Ocupando o Teatro SESI Vânia Campos e a Praça da Matriz compõem a mostra os espetáculos Bira e Bedé, Seu Geraldo Voz e Violão, A Filosofia na Alcova, O Quadro de Todos Juntos, e a cena curta Verbo (confira a programação completa abaixo). Todas as atividades acontecem de forma gratuita.
Dia 23 de julho, sábado, ás 11h, a Praça da Matriz receberá as irmãs Bira e Bedé, duas gêmeas idênticas de enorme estatura que caminham pela cidade procurando e inventando atividades para preencher o tempo do seu cotidiano tedioso. A noite será a vez do Teatro SESI Vânia de Campos integrar a mostra com a cena curta Verbo, às 19h, que trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis. Na sequencia, às 20h, o espaço recebe ainda o espetáculo A Filosofia na Alcova, adaptação da obra do polêmico francês Marquês de Sade, onde uma jovem garota é iniciada no mundo das perversões por tutores devassos em lições práticas e teóricas, misturando sexo, violência, questionamentos religiosos, comédia, pornografia e tragédia.
Já no dia 24 de julho, domingo, às 11h30, Seu Geraldo Voz e Violão chega a Praça da Matriz onde o carismático violeiro irá se apresentar ao lado de sua namorada Dona Catarina, de oitenta e um anos, e Ana, sua irmã. No mesmo dia, o Teatro SESI Vânia de Campos recebe, às 19h, o espetáculo O Quadro de Todos Juntos, um retrato de uma família aparentemente perfeita, mas que vai revelando aos poucos as loucuras escondidas sob camadas de falsas virtudes sociais. Atores com máscaras e bonecos em tamanho natural conduzem os espectadores a uma viagem pelo próprio inconsciente.
Encerrando a mostra, na segunda-feira, dia 25 de julho, acontece ainda a oficina A relação entre o ator e o boneco, de 09h às 18h no Teatro Sílvio de Mattos. Na atividade o grupo compartilhará suas técnicas de manipulação direta, estimulando o aluno a investigar as relações possíveis entre o ator-manipulador e o boneco. A oficina é gratuita com inscrições pelo site www.pigmaliao.com.
A circulação da Mostra Pigmalião Escultura que Mexe é patrocinada pela Petrobras por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.
O GRUPO
O Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.
Criado em 2007, o grupo sempre procurou desenvolver espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos. Na construção contínua de sua identidade, o Pigmalião busca o reconhecimento do teatro de bonecos na produção artística contemporânea.
Hoje o Pigmalião tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente já tendo se apresentado diversas vezes fora do país, como na Espanha (Fira de Titelles de Lleida, onde foi premiado como melhor espetáculo, Titirimundi, MITEU e Festival Internacional de Redondela), França (Festival Formes Breves MarionnettiquesOrbis Pictus, Festival Le Manifeste, Festival Mondial des Thêatres de Marionnettes), Portugal (Festival Fazer a Festa) e Itália (Festival San Quirico Sonato), Argentina (Festival El Rayo Mysterioso) e Peru (Festival de Títeres para Adultos)
Serviço| Mostra Pigmalião Escultura que Mexe em Itaúna
Bira e Bedé – Dia 23/07 às 11h
Local: Praça da Matriz (Praça Dr. Augusto Gonçalves).
duração: 50 min.
Entrada gratuita
Ficha técnica
Direção e concepção plástica: Eduardo Felix
Direção de cena: Igor Godinho
Elenco: Aurora Majnoni e Liz Schrickte
Verbo (cena curta) – Dia 23/07 às 19h
Local: Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, 4.147)
duração: 10 minutos
Para maiores de 12 anos.
Entrada gratuita
Ficha técnica
Concepção, interpretação e trilha sonora: Igor Godinho
A Filosofia na Alcova – Dia 23/07 às 20h
Local: Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, 4.147)
duração:1h20
Para maiores de 18 anos.
Entrada gratuita(retirada do ingresso na bilheteria do teatro 2h antes do espetáculo).
Ficha técnica
Direção e adaptação: Eduardo Felix
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Eduardo Felix, Igor Godinho, Liz Schrickte e Mariana Teixeira.
Seu Geraldo Voz e Violão – Dia 24/07 às 11h30
Local: Local: Praça da Matriz (Praça Dr. Augusto Gonçalves).
duração:1h
Entrada gratuita
Ficha técnica
Concepção e interpretação: Eduardo Felix.
O Quadro de Todos Juntos – Dia 24/07 às 19h
Local: Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, 4.147)
duração:1h
Para maiores de 16 anos
Entrada gratuita(retirada do ingresso na bilheteria do teatro 2h antes do espetáculo).
Ficha técnica
Direção: Eduardo Felix e Igor Godinho
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Eduardo Felix, Liz Schrickte, Mauro Carvalho, Mariana Teixeira e Marina Arthuzzi
Oficina: A relação entre ator e boneco – Dia 25/07 de 09h às 18h
Local: Teatro Sílvio de Mattos (Rua Antônio Corradi, 55 – Centro)
Inscrições pelo site www.pigmaliao.com
Gratuita
Pigmalião Escultura Que Mexe – Telefone: (31)3421-4682. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.