Ator mineiro Leonardo Fernandes é indicado ao Prêmio APCA

Reconhecimento refere-se à atuação no monólogo “Cachorro Enterrado Vivo”; artista é ex-aluno da Fundação Clóvis Salgado

Na lista dos indicados ao prêmio APCA que a Associação Paulista de Críticos de Artes divulgou esta semana, Minas Gerais ganhou um merecido destaque. Entre os artistas que concorrem ao prêmio de melhor ator aparece o nome de Leonardo Fernandes, graças à sua atuação no excelente espetáculo “Cachorro Enterrado Vivo”. A peça foi seu primeiro solo e estreou nos palcos da capital mineira em abril de 2015. O prêmio é um dos mais destacados do país.

Leonardo Fernandes formou-se no CEFART (Centro de Formação do Palácio das Artes), da Fundação Clóvis Salgado, e atua de forma independente no campo das artes cênicas. O ator recebeu com alegria a indicação ao prêmio APCA. "Não faço meu espetáculos pensando em prêmios e indicações, mas obviamente é muito bom ter o seu trabalho reconhecido, sobretudo quando ele te consome tanto. É uma espécie de carinho, uma retomada de fôlego".

Com direção de Marcelo Fonseca e texto de Daniela Pereira de Carvalho, a montagem trata de crueldade, dor e delicadeza. Nela, o ator interpreta três personagens distintos, todos participantes da mesma situação: um vigia recebe a proposta de preparar uma cova para enterrar um cachorro. O espetáculo teve sucesso em Belo Horizonte e, em seguida, circulou pelas cidades de Araxá, Ouro Preto, Tiradentes e São Paulo. A performance de Leonardo foi destacada pela crítica desde o início. “Atuar me consome e me toca muito. Apresentar essa peça mexe com o emocional”, diz o ator.

Para quem ainda não conferiu o espetáculo, a boa notícia é que em março de 2017 a peça retorna aos palcos do Palácio das Artes, local onde teve sua estreia no ano passado.

Além de “Cachorro Enterrado Vivo”, Leonardo atuou em “O que você foi quando era criança?” e “Inverno”, ambas peças com direção da artista Rita Clemente, além de ‘Horácio’, de Carlos Gradim, dentre outras.

Os outros nomes indicados ao prêmio APCA na categoria de melhor ator foram Flávio Bauraqui (Cartola – O Mundo é um Moinho) e Ney Piacentini (Espelhos). O resultado final dos ganhadores será divulgado no próximo dia 30 de novembro, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

OUTROS MINEIROS NA LISTA

Os mineiros também se destacaram nas categorias de literatura do prêmio APCA. Jacques Fux foi indicado como melhor ensaio por “Literatura e Matemática - Jorge Luis Borges, George Perec e Oulipo”, pela editora Perspectiva. Na literatura juvenil/quadrinhos, o ilustrador Nelson Cruz chega à final com o livro “Um Escritor na Janela”, pela Edições SM.

                                                                         

               

O ator Leonardo Fernandes em Cachorro Enterrado Vivo.       Crédito da foto: Lia Rodrigues

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...