Teatro Universitário/UFMG apresenta “Sétimo: Roube um pouco menos”

Com autoria de Dario Fo e direção de Fernando Linares, comédia estreia no Teatro Marília e no Centro Cultural UFMG

O TU Teatro Universitário/UFMG estreia nos dias 5 e 6 de dezembro, segunda e terça, às 19h, no Teatro Marília; e de 8 a 11 de dezembro, quinta a domingo, ás 19h30, no Centro Cultural UFMG, o espetáculo SÉTIMO: roube um pouco menos. Apresentações são gratuitas com retirada de senhas no local uma hora antes do início do espetáculo.

Dirigido por Ferrnando Linares, SÉTIMO: roube um pouco menos tem texto de autoria de Dario Fo, notável dramaturgo premiado com o Nobel de Literatura e falecido recentemente.

Sinopse

A comédia “Sétimo” mostra as engrenagens sociais de uma máquina ávida por se aprimorar, constantemente, na arte de se corromper ou corromper aos outros para se dar bem a todo momento e a qualquer preço. Desta forma  garante-se a conservação da elite dominante em que 1% prevalece sobre os outros 99% que são relegados a meros coadjuvantes e devem ser mantidos desinformados e alienados para, em muitos casos, se tornarem defensores do mesmo poder que os oprime.

Ao rirmos desse espelho que retrata sem retoques o momento atual em que vivemos, com uma fidelidade tão absurda, nos parece que Dario Fo, o autor da peça, era um cidadão extremamente informado e familiarizado com as principais mazelas vivenciadas nos últimos tempos no cenário político e social brasileiro. Porém, ao saber que o texto foi escrito em 1964, na Itália, podemos imaginar que qualquer originalidade atribuída aos últimos acontecimentos políticos não é nada além do que “um pouco mais da mesma coisa”. Não negar isso é dizer: atualizemos o Sétimo mandamento. Por favor, "Roube um pouco menos".

O autor

Dario Fo, artista italiano, foi dramaturgo, ator, diretor, pintor, cenógrafo e escritor. Conhecido por sua escrita satírica e provocadora, Dario Fo deixou um vasto legado artístico. Em 1997 foi premiado com o Nobel de Literatura que dedicou a sua esposa Franca Rame. Companheiros na vida e na profissão, os dois foram ativistas políticos em seu país e consagrados pelo teatro que critica os problemas sociais de seu tempo.

O diretor

Fernando Linares nasceu na Argentina, mas foi em BH que se estabeleceu como artista. Linares é ator, diretor teatral e professor do Teatro Universitário, onde leciona as disciplinas de Interpretação. É mestre em Artes Cênicas (2010) e Licenciado em Desenho e Artes Plásticas (1995) pela UFMG. Tem uma rica experiência na área teatral, atuando principalmente com máscaras e improvisação. Como artista e professor trabalhou com diversos grupos, escolas, universidades e diretores de teatro do Brasil e exterior.

TEATRO UNIVERSITÁRIO - TU

O Teatro Universitário é um dos centros que compõe a Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e sua origem remonta à criação do Grupo dos Estudantes, em 1947. O T.U. tem formado uma geração de atores e diretores desde o início de sua trajetória. A escola acolheu em seu corpo docente e discente uma série de profissionais que foram responsáveis pela consolidação do Teatro na cidade de Belo Horizonte, bem como em todo o país.

SERVIÇO:

SÉTIMO: Roube um pouco menos,de Dario Fo, com direção de Fernando Linares

Gênero: Comédia

Duração: 3h

Classificação: 12 anos

- Teatro Marília: 05 e 06 de dezembro de 2016, às 19h

Av. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia - Informações: (31) 3277-4697/6319

Entrada Franca*

- Centro Cultural da UFMG: 08 a 11 de dezembro de 2016, às 19h30

Av. Santo Dumont, 174, Centro – Informações: (31)3409-8290

Entrada Franca*

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...