Proposta do Polo do Teatro Religioso é apresentada ao secretário Angelo Oswaldo

Grupos de artes cênicas se apresentaram durante visita; projeto visa envolver os 33 municípios do Circuito Religioso da Estrada Real

O Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, visitou as cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas para conhecer a tradição das montagens teatrais sobre temas religiosos que acontecem na região, iniciativa desenvolvida pelo produtor cultural Ênio Reis, que quer transformar o local em polo do teatro religioso.

A visita aconteceu no dia 11 de março e teve início no Santuário da Piedade, em Caeté, onde foi apresentado o projeto Feira de Comida a Alimentação no Tempo de Jesus. Pão de Cristo, pastas de grão de bico, chás de alecrim, entre outros, foram degustados. Com a presença da presidente do Sated/MG - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais, Magdalena Rodrigues, foi encenada a cena bíblica “Pietá – As Sete Dores De Maria” por Heloisa Duarte.

Em Barão de Cocais a parada foi no Sítio Arqueológico da Pedra Pintada. Localizado na Serra da Conceição, está a 1250 metros acima do mar e sua análise foi feita em 1843 pelo paleontólogo dinamarquês Peter Lund. No sítio é possível viajar no tempo, conhecendo desenhos semelhantes aos das grutas de Altamira, na Espanha, e Lescaux, na França. As pinturas rupestres são datadas de aproximadamente seis mil anos e formam três grandes painéis.

Chegando ao Santuário do Caraça, em Santa Bárbara, as artes cênicas marcaram presença com a leitura dramática – “Irmão Lourenço de Nossa Senhora Mãe dos Homens” extraída do texto “Diálogo – Santa Bárbara conversa com sua história”, de Dr. José de Anchieta da Silva, com a interpretação de Antonio Carlos Cacai. No jantar foi apresentado um cardápio da culinária bíblica.

O circuito teatral seguiu para Catas Altas, no Morro D´Água Quente, quando o ator Cleber Ávila interpretou a Cena Curta “Sermão da Montanha”, texto extraído do espetáculo “Os passos da agonia”, da Âncora Companhia de Teatro. Na ocasião foi apresentado o projeto do Polo do Teatro Religioso, que pretende se estender pelas outras 33 cidades do Circuito Religioso da Estrada Real. A ideia é formar grupos teatrais profissionais em cada uma das quatro cidades, para que estes grupos promovam a produção de espetáculos religiosos que serão oferecidos aos cidadãos e turistas ao longo do ano.

O secretário Angelo Oswaldo comenta a riqueza cultural presenciada durante a agenda. “Quatro cidades históricas entre dois monumentos naturais são cenários magníficos para as atividades teatrais projetadas pelo coordenador Ênio Reis. Foi uma experiência notável a jornada da Serra da Piedade até a Serra do Caraça, passando por Caeté, Barão, Santa Bárbara e Catas Altas, cidades que se unem em circuito cultural para tirar o melhor proveito de um potencial extraordinário de desenvolvimento socioeconômico”. 

O produtor Ênio Reis constata que a visita do secretário foi primordial para valorização da cultura local e sensibilização da comunidade para o setor. “É uma alegria muito grande receber o Secretário. O apoio do Estado significa um grandioso avanço para nosso projeto. Sempre tivemos muita dificuldade do próprio convencimento da nossa comunidade a respeito do nosso potencial artístico”, pondera Ênio.

Com forte presença no Brasil desde século XVI, graças à atuação de Padre Anchieta, o teatro religioso mantém-se vivo no cotidiano dos mineiros, como acontece com os moradores de Santa Bárbara, cidade situada no território de desenvolvimento metropolitano. Por lá está, por exemplo, o grupo Âncora Cia de Teatro, famoso pela encenação Os Passos da Agonia, que há 42 anos representa a Paixão de Cristo.

O POLO DO TEATRO RELIGIOSO

Em 2011, Ênio Reis lançou em Santa Bárbara a Feira de Comida a Alimentação no Tempo de Jesus. Ela convida as pessoas para a seguinte reflexão: Quais os hábitos e comportamentos da época de Jesus que trazemos até os dias de hoje? Por isso, a alimentação a que ela se refere é tanto a física quanto a espiritual. Atualmente a Feira acontece simultaneamente nas cidades de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas e Santa Bárbara.

A feira se espalha pelas cidades, estimulando os empreendedorismos empresarial, social, artístico e religioso. O comércio local destaca em seus estabelecimentos comerciais produtos relacionados à época de Cristo. Restaurantes e bares oferecem pratos ou cardápios completos com a alimentação bíblica. As tendas itinerantes com produtos alimentícios e artesanais fazem uma peregrinação pela região. A programação artística se alinha com as festividades religiosas.

É desta proposta que surgiu o fomento a dois projetos paralelos que se complementam: a profissionalização das artes cênicas na região e o desenvolvimento do Polo do Teatro Religioso, com realização de espetáculos que circularão entre as cidades; shows de dança do ventre, festivais de teatro religioso, shows musicais e um sem fim de atrações. Estas quatro cidades são a matriz do projeto e, a seu tempo, o Polo do Teatro Religioso se estenderá pelas outras 33 cidades do Circuito Religioso da Estrada Real.

O projeto tem o apoio do Governo do Estado e do Sated-MG, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de diversão de Minas Gerais. ​

 

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...