Ocupação Conexões promove atrações variadas de Artes Cênicas na Funarte MG

Até o dia 20 de dezembro, a Funarte MG (Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte) recebe a ocupação Conexões, projeto que evidencia questões relevantes da atual produção brasileira de teatro, dança e circo, e busca aproximar o espectador do pensamento e da prática dessas artes.

A programação apresenta uma seleção de espetáculos e de ações formativas. Ao todo serão nove espetáculos, 28 apresentações diversas, duas mostras de processo e oito ações formativas, sendo cinco seminários e debates, dois ateliês e uma oficina. Com isso, os organizadores pretendem ressaltar e promover conexões estéticas e geográficas, afinidades temáticas, diálogos processuais, semelhanças investigativas, identificações formais e ligações geracionais, abrangendo a diversidade de experimentações cênicas do Nordeste ao Sul do Brasil. Uma das questões propostas pelo projeto é pensar o que mantém as artes cênicas relevantes ainda hoje, entre tantas formas de elaboração estéticas mais tecnológicas e facilmente reprodutíveis, numa sociedade cada vez mais mediada por tecnologias diversas e estruturada pela lógica do consumo.

.Ocupação Conexões | Foto: Leandro Aragão

Programação:

Mostra de processo – REAL – Uma revista política (BH)

Grupo Espanca!
“Real – uma revista política” será fruto de uma pesquisa sobre o que é público, o que é comum, o que é “real”; entendendo aqui a realidade como os acontecimentos públicos da vida social em nossas cidades. A peça traçará, em sua dramaturgia, percursos de desvelamentos da realidade a partir da poética de 5 dramaturgos de estados e linguagens estéticas diferentes. Para cada dramaturgo, o Espanca! enviou um fato real (notícia, matéria, foto, vídeo) que deverá inspirar a escrita de uma peça de curta duração. O espetáculo reunirá estas 5 peças curtas inéditas e terá um elenco formado por atores, músicos e bailarinos que irão compor um coletivo criativo múltiplo.
Dia 10, às 20h, e dia 11, às 19h

A Mulher que Andava em Círculos (BH)
Marina Viana, com direção de Sara Rojo
Ela andava em círculos. Ela era o próprio círculo em que andava. Andou tanto que perdeu a noção se ia ou se voltava. Uma mulher que anda meio esquecida passa por sessões de lembrança para recuperar pedaços de seu trajeto. Monólogo que se concentra na figura de uma mulher consternada por vozes e sombras do passado que promovem o duelo entre a memória e a doença que a impede de lembrar. Este trabalho traz para o palco a memória coletiva e a estética dos prospectos do teatro político na América Latina. A peça visita espectros de naturezas distintas que nos conduz para ambiências afetivas, políticas e ideológicas, enquanto lembrança e esquecimento se confundem com o presente vivido e a iminência dos seus impactos. Livremente inspirado na história de umas das mães da Praça de Maio (Argentina), que passou a vida reivindicando memória. Quando é recuperado um rastro de seu passado roubado, já não se lembra mais.
Dia 17, às 20h, e dia 18, às 19h

Mostra de processo – Urgente (BH)
Cia Luna Lunera
O espetáculo URGENTE terá dramaturgia inédita que será desenvolvida ao longo do processo de criação, numa colaboração entre os diferentes membros do núcleo artístico e o dramaturgo Emanuel Aragão. Propõe uma reflexão sobre as relações do ser humano com o tempo. No palco, personagens perdidos entre a sensação de que a vida passa cada vez mais rápido e a necessidade pulsante de se estabelecer um outro vínculo com o tempo.
Dia 24, às 20h, e dia 25, às 19h

Mula (BH) – Dança
Guilherme Morais
Ambiquestre de “mulas” prontas para um projeto em trânsito que atravessa fronteiras, tendo início no antigo mundo, Europa, para voltar ao país jovem e emergente, Brasil. Mula vem do grego Mulu, que significa Besta ou aberração. Um animal híbrido, estéril, que é geneticamente desfavorecido nas habilidades e agilidades. Mula é uma tragédia que não faz parte do novo mundo. Ela não se encaixa, não serve, é um caso excepcional das sem espécies. Um exílio dos catálogos específicos da porcentagem do puro. Descategorizada. Transformada em a “de cascos não retornáveis”.
Dia 31, às 20h, e dia 1º/11, às 19h

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Arte -Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...