Absorvendo as políticas públicas de cultura para além da capital mineira, Conselheiro Lafaiete (MG), com o apoio do Fundo estadual de Cultura (FEC), se prepara para acolher a 16ª edição do Festival de Artes cênicas, FACE.
No próximo sábado (23/1), após cerimonia de abertura que contará com a presença do Secretario Adjunto de Cultura, João Miguel, o período de inscrição estará aberto para os grupos teatrais.
Com o tema “A Hora da estrela- o tempo passa, mas arte não envelhece”, a festa que será realizada no mês de Julho, homenageará neste ano o ator, diretor e professor de língua portuguesa Paulo Antunes. Realizado desde 2000, o evento foi iniciado pela Federação de Teatro do Estado (FETEMIG) e assumido, a partir de sua segunda edição, pelo Centro Cultural Casa do Teatro.
Todos os anos, aproximadamente 50 grupos de teatro participam do movimento. Ao todo, são mais de 500 artistas levando arte e cultura para a população. Nesta edição os grupos se apresentarão nas categorias Comédia Infantil, Rua e Espaços Alternativos. O movimento será dividido em duas partes: nos primeiro quatro dias se apresentarão grupos interioranos. Nos outros seis dias se apresentarão grupos de todo país.
“O importante é o encontro e a troca de experiências que o evento promove. Através do festival de Lafaiete nasceram outros oito nas cidades de Araguari, Ubá, São João Nepomuceno, Peçanha, Rio Espera, Teófilo Otoni, Guaxupé e Guaranésia. Começamos de forma tímida e hoje somos um ponto de referência de grupos de teatro do interior”, disse o coordenador do Centro Cultural Casa do Teatro, Geraldo Lafayette.
De acordo com ele, é difícil fazer com que grandes espetáculos interajam com a cidade. Portanto, o festival é uma oportunidade para que a comunidade tenha acesso a espetáculos com custos muito baixos. Outro fator importante é a questão turística, pois no período em que o festival acontece, há uma grande movimentação comercial.
Serviço:
Quando:
Abertura- 23 de janeiro
Festival- 15 a 24 de julho
Onde: Conselheiro Lafaiete MG
Quanto: os ingressão serão trocados por 1Kg de alimentos não perecíveis