Após o fim da novela Além do Tempo, a atriz mineira Inês Peixoto volta aos palcos de Belo Horizonte com o Grupo Galpão.
De volta aos palcos de Belo Horizonte, a atriz Inês Peixoto é um exemplo de versatilidade em cena. Conhecida por sua atuação no Grupo Galpão, ela também foi vista na telinha nos últimos meses, quando participou do elenco da novela Além do Tempo, da Rede Globo.
Após o fim do folhetim, ela volta a subir aos palcos mineiros para encenar o espetáculo Till- A Saga de um Herói Torto, que estará em cartaz a partir desta sexta-feira (19). Dirigido por Júlio Maciel, a peça do Grupo Galpão estará em cartaz na 42ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança.
Ambientado na Idade Média em meio a uma Alemanha miserável, o espetáculo narra a saga de um menino que fica 5 anos na barriga da mãe, por se recusar a vir ao mundo. Ao nascer, Till é abandonado e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador que os outros. De acordo com a atriz Inês Peixoto, a história do anti-herói é uma comédia que toca em temas profundos como abuso de poder e desigualdade social.
A atriz Inês Peixoto
Marcada pela apresentação da peça Liderato, o rato que era líder, que viu aos 6 anos de idade no Teatro Marília, Inês Peixoto declara ter sido escolhida pela profissão. Nos palcos há 34 anos – 24 deles fazendo parte do Grupo Galpão - a atriz diz nunca ter se esquecido dessa passagem, fundamental para sua trajetória.
Inspirada também por grandes profissionais mineiros como Wilma Enriques, Pedro Paulo Cava e Neusa Rocha, Inês ingressou no Teatro Universitário (TU) em 1979, e, em 1981, migrou para o Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR), onde se profissionalizou.
Além do teatro, onde atuou em peças como, Casablanca, meu amor, de Yara de Novaes; Romeu e Julieta, de Gabriel Villela; Os Gigantes da Montanha, de Gabriel Villela e Brasil, Mame-o ou Deixe-o, de Luiz Carlos Moreira; a musa conquistou as telas do cinema e da televisão atuando em séries e novelas da Rede Globo, onde participou das produções Hoje é dia de Maria, A Cura, A Teia, Meu Pedacinho de Chão e Além do Tempo.
A atriz relembra outro momento marcante de sua carreira. “O Grupo Galpão estava se estreando Romeu e Julieta no Rio de Janeiro. Fizemos um espetáculo no Largo da Carioca, onde havia menores moradores de rua. Eles se deitaram na roda em volta do espetáculo para assistir a apresentação e, no meio deles, tinha menina grávida. Ao final da apresentação eles colocaram moedas no nosso chapéu”, contou.
Ainda de acordo com ela, as experiências são diferentes em cada meio, mas são conduzidas com os mesmos princípios. “Em cena, a gente sempre busca a presença, cumplicidade, improvisação, concentração. São princípios essenciais tanto para o teatro quanto para a televisão. Porém, as intensidades impressas nos espetáculos de rua têm uma dosagem diferente de quando você está em uma relação bastante intimista com uma máquina que foca diretamente em você”, disse.
Serviço:
O Quê: Espetáculo Till- A Saga de um Herói Torto
Quando:19 a 21 fev | Sex e Sáb: 21h, Dom: 19h
Onde: Sesc Palladium (Grande Teatro)
Quanto: R$12,00