CCBB BH recebe 25 – Mostra Comemorativa Rita Clemente

Evento consiste em quatro espetáculos, que envolvem 25 artistas e uma  estreia nacional de “...Ricochete”

Rita Clemente é destacada atriz, diretora e dramaturga, com espetáculos próprios e também como convidada de vários coletivos. Agora chegou a vez de o público conferir, de uma vez só, uma parte significativa e diversa de seu trabalho com a mostra25 – Mostra Comemorativa Rita Clemente, temporada comemorativa de seus 25 anos de trajetória. O evento é formado por quatro espetáculos que trazem ao público o caráter autoral aliado ao seu projeto de formação e interlocução artística. Em cena, os espetáculos “Amanda”, “Matinê”, “19:45”, e a estreia nacional de sua nova montagem “...Ricochete”.  A mostraacontece de 20 de outubro a 14 de novembro no Centro Cultural Belo Horizonte – CCBB BH.

A temporada comemorativa tem a participação de 25 artistas de teatro mineiros, 2 novos diretores, 11 atores recém-formados, 6 atores com vasta experiência e outros 5 criadores que perpassam sua obra como parceiros, ex alunos e cocriadores.   As criações cheias de humor e dramaticidade contemplam aspectos como: Formação, atuação, direção e autoria.

A primeira obra, o solo “Amanda”, sucesso de público e crítica na recente temporada em São Paulo no Sesc Consolação, é composto a partir de texto do celebrado autor Jô Bilac e fala, de forma inusitada, sobre a perda dos 5 sentidos. A seguir,“Matinê” e “19:45” são trabalhos resultantes de processos de formação e reciclagem em que, além da direção, Rita assina também a dramaturgia.

Em “Matinê” a artista impulsiona dois novos diretores Igor Ayres e Paulo Maffei.  Já em “19:45” a diretora traz o primeiro espetáculo criado a partir do conceito “Bala Perdida” (um estudo dramatúrgico que brinca com acasos e coincidências).“19:45”, apresentado nesta temporada pela Miúda Cia, além de texto inédito, reafirma o compromisso com a formação de atores e de mais um grupo mineiro.

ESTREIA

O último espetáculo, “...Riochete”, é uma estreia nacional. A peça é o segundo projeto que tem suas bases no conceito “Bala Perdida”, onde novamente a artista mostra o caráter intermidiático de seu trabalho, aprofundando o diálogo entre teatro e música em parceria com Márcio Monteiro.

Rita Clemente

Indicada ao Prêmio Shell SP e Qualidade Brasil SP, em 2008, pela direção de “Amores surdos” (Grupo Espanca!), Rita desenvolve também um trabalho autoral baseado no diálogo entre teatro e música, como em sua abordagem do texto “Dias Felizes” de Samuel Beckett (Prêmio Usiminas Simparc de Melhor Figurino, assinado por ela, e indicado em cinco categorias ao Prêmio Questão de Crítica).

Nos últimos anos, assinou a direção de espetáculos de importantes grupos mineiros e outras entidades, como o espetáculo “Nesta data querida” (Cia. Luna Lunera); ”Rubros” (de Adélia Nicolete); “O rinoceronte”, no Cefar/2007/ Palácio das Artes; “Amores surdos” (Grupo Espanca!), e “Dias de verão” (O Clube). Em 2012, coordenou a Edição Comemorativa de 15 Anos do Oficinão Galpão Cine Horto, no Espaço Cultural do Grupo Galpão, assinando a direção do espetáculo “Delírio e vertigem”, com textos curtos de Jô Bilac e direção de arte de Luciana Buarque. Na televisão, estreou no seriado “A cura”, em 2010, com direção de Ricardo Waddington e fez parte do elenco da novela “A vida da gente” (2011-2012), com direção de Jayme Monjardim, ambas da TV Globo.

Confira aqui a programação com sinopses dos espetáculos.

 

SERVIÇO

25 – Mostra comemorativa - Rita Clemente
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH

Teatro II
Praça da Liberdade, 450, Funcionários – BH
Data: de 20 de outubro a 14 de novembro de 2016

Ingressos: R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia)

Informações CCBB BH: Tel (31) 3431-9503

Pesquisa

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...