Muitas profissões se balizam por uma espécie de dicionário próprio que caracteriza termos relacionados ao fazer daquele tipo de trabalho, geralmente compreensíveis somente pelos envolvidos no assunto.
Com 25 anos experiência no segmento, o professor e coordenador da Escola de Teatro PUC Minas, Luiz Arthur de Oliveira, traduziu para o Portal do Teatro Mineiro 9 expressões fundamentais para quem quer fazer parte do mundo teatral. Confira abaixo as explicações.
Muleta de Ator
A expressão é utilizada quando o ator busca algo em que se apoiar para amenizar e facilitar o processo de criação. É uma justificativa para algo que o ator ainda não domina. Como por exemplo, quando se usa um objeto de cena para se obter confiança ou “entrar no personagem”.
Engolir um ator em cena
Diz-se que um ator engoliu o outro em cena quando se destaca mais ao ponto de tornar-se mais marcante. Um ator mais experiente que interpreta um papel secundário, por exemplo, tende a engolir os outros inconscientemente.
Evoé
É uma palavra ritualística. Um grito de evocação ao Deus Dionísio, da mitologia grega. Uma celebração.
Quebre a perna
Uma expressão comum usada nos Estados Unidos para dar sorte aos atores.
Luzes da Ribalta
Refere-se às luzes localizadas na parte dianteira do palco, em geral entre o pano de boca e o lugar da orquestra, que serviam para iluminar a cena.
Solilóquio
É a combinação das palavras: solo e monólogo. Um discurso feito por uma única pessoa.
Caco
Quando o ator acrescenta algo que não estava no texto do espetáculo. Durante as apresentações, o ator pode fingir que ri ou que se desconcentra, por exemplo.
Catarse
Um momento clímax. Dentro do processo criativo e durante uma apresentação, a catarse é uma mistura de emoções e sentidos dos atores com os personagens que é, consequentemente, transmitida ao público.
Merda
Expressão de origem francesa (Mérde) considerada um mantra ou espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações. Tem o mesmo significado de boa sorte, pois,na França, quando ainda se usava carruagem, a quantidade de merda dos cavalos na porta dos teatros, durante um espetáculo, demonstrava o seu sucesso pela quantidade de pessoas presentes.