Exposição conta a história dos 45 anos do Grande Teatro Palácio das Artes
Um templo de memória viva, o Grande Teatro do Palácio das Artes ganhou uma exposição para contar um pouco dos momentos inesquecíveis que aconteceram em suas instalações nestes 45 anos de existência. A mostra fotográfica acontece no CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até o dia 16 de abril.
Além das fotografias, vídeos com fragmentos de óperas e cartazes de artistas que passaram pelo mítico palco, entre eles o argentino Astor Piazzolla e a atriz Fernanda Montenegro, completam a exposição, intitulada Ano 45: construção, histórico, origens, registros. “Foi com grande alegria que elaboramos esta comemoração com uma exposição, contando a história desse espaço tão estimado pelo público”, disse Augusto Nunes-Filho, presidente da Fundação Clóvis Salgado.
Construção em 1971 (Fotografia/divulgação)
Aberto para a população em 1971, o Grande Teatro já recebeu grandes atores e companhias como Mikhail Baryshnikov, Antônio Fagundes, Bibi Ferreira, Fúlvio Stefanini, Grupo Galpão, Irene Ravache e várias outras estrelas da música como Elza Soares e Simone. A lista de estrelas de todos os segmentos artísticos é infindável.
Michail Baryshnikov em apresentação no Grande Teatro Palácio das Artes (Fotografia/Divulgação)
Mas nem tudo são flores. Em 1997 o público teve que assistir de longe a fumaça tomar conta do teatro. Um incêndio destruiu cadeiras, cortinas, teto, equipamentos de luz e som instalados na plateia. O estrago só não foi maior graças ao rápido acionamento da cortina corta-fogo pelos técnicos da casa, o que impediu que as chamas atingissem o palco principal.
Uma mobilização imediata em prol da reconstrução do espaço envolveu shows para arrecadação de fundos. Demorou pouco mais de um ano para que o Grande Teatro do Palácio das Artes voltasse glorioso. Na ocasião, uma programação especial foi montada, envolvendo espetáculos como a ópera La Traviata e apresentações de Milton Nascimento, Grupo Corpo, Grupo Galpão, Giramundo e a mostra Klauss Vianna. Ao todo, 20 mil pessoas compareceram ao local.
Serviço:
O quê:Exposição do Grande Teatro Palácio das Artes: Ano 45: construção, histórico, origens, registros
Quando: até dia 16 de abril
Onde:Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais - avenida Afonso Pena, 737 – Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais.
Informações:(31) 3236-7400
Quanto:Gratuito
Quando:Todos os dias de segunda a sábado, das 9h às 21h.