Um palco repleto de estrelas

Exposição conta a história dos 45 anos do Grande Teatro Palácio das Artes

Um templo de memória viva, o Grande Teatro do Palácio das Artes ganhou uma exposição para contar um pouco dos momentos inesquecíveis que aconteceram em suas instalações nestes 45 anos de existência. A mostra fotográfica acontece no CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até o dia 16 de abril.

Além das fotografias, vídeos com fragmentos de óperas e cartazes de artistas que passaram pelo mítico palco, entre eles o argentino Astor Piazzolla e a atriz Fernanda Montenegro, completam a exposição, intitulada Ano 45: construção, histórico, origens, registros. “Foi com grande alegria que elaboramos esta comemoração com uma exposição, contando a história desse espaço tão estimado pelo público”, disse Augusto Nunes-Filho, presidente da Fundação Clóvis Salgado.

Construção em 1971 (Fotografia/divulgação)

Aberto para a população em 1971, o Grande Teatro já recebeu grandes atores e companhias como Mikhail Baryshnikov, Antônio Fagundes, Bibi Ferreira, Fúlvio Stefanini, Grupo Galpão, Irene Ravache e várias outras estrelas da música como Elza Soares e Simone. A lista de estrelas de todos os segmentos artísticos é infindável.

Michail Baryshnikov em apresentação no Grande Teatro Palácio das Artes (Fotografia/Divulgação)

Mas nem tudo são flores. Em 1997 o público teve que assistir de longe a fumaça tomar conta do teatro. Um incêndio destruiu cadeiras, cortinas, teto, equipamentos de luz e som instalados na plateia. O estrago só não foi maior graças ao rápido acionamento da cortina corta-fogo pelos técnicos da casa, o que impediu que as chamas atingissem o palco principal.

Uma mobilização imediata em prol da reconstrução do espaço envolveu shows para arrecadação de fundos. Demorou pouco mais de um ano para que o Grande Teatro do Palácio das Artes voltasse glorioso. Na ocasião, uma programação especial foi montada, envolvendo espetáculos como a ópera La Traviata e apresentações de Milton Nascimento, Grupo Corpo, Grupo Galpão, Giramundo e a mostra Klauss Vianna. Ao todo, 20 mil pessoas compareceram ao local.

 

 

Serviço:

O quê:Exposição do Grande Teatro Palácio das Artes: Ano 45: construção, histórico, origens, registros

Quando: até dia 16 de abril

Onde:Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais - avenida Afonso Pena, 737 – Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Informações:(31) 3236-7400

Quanto:Gratuito

Quando:Todos os dias de segunda a sábado, das 9h às 21h.

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...