Ausência, um dilema do futuro

Espetáculo gestual da companhia Dos à Deux debate a possibilidade de sobrevivência diante a destruição

Os verbos contidos nos silêncios físicos e simbólicos dizem. Essa é uma característica de encenação do teatro gestual, linha de pesquisa adotada pela companhia Dos à Deux, que retorna a Belo Horizonte neste final de semana com o espetáculo Ausência, primeira montagem solo de seu repertório.

Na peça, o espectador mergulha em um colapso responsável pela destruição de Nova York que afeta a todos os seres humanos e gera a falta d’água e de energia elétrica, bem como a necessidade de sair às ruas usando máscaras de oxigênio devido à toxicidade do ar. Paralelamente, um homem solitário, interpretado pelo ator Luiz Melo, luta por sua sobrevivência em seu apartamento.

Para Melo, é como se o público estivesse vendo da janela a trajetória do personagem. “Falta de água, luz e energia são temas de um futuro muito presente, na verdade. Sem contar a questão humana, a solidão, o medo do desconhecido, fatores que conversam diretamente com os dias atuais”.

Vivendo à base de apenas uma gota d’água por dia, enfrentando constantemente a solidão, a escassez de alimentos e o enclausuramento, o ator passa a flertar com a loucura e, nesse cenário caótico, sua única companhia é seu peixe vermelho, imerso na água de um aquário redondo.

Recluso em seu mundo particular e incapaz de enfrentar o horror tóxico e irrespirável das ruas, o protagonista se vê diante de um grande dilema ético e existencial: matar ou não seu único objeto de afeto para beber da água do aquário?

 

Serviço:

O quê: “Ausência”

Quando: Dias/horários: 14 e 15 de maio, sábado, às 20h e domingo, às 19h

Onde: Sesc Palladium: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

Quanto: R$30,00 (inteira) - R$ 15,00 (meia) - Vendas: bilheteria do teatro - www.ingresso.com

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...