Um salto na solidão

Monólogo Luz Intrusa relata as desilusões de um indivíduo quevai da alegria ao profundo desencantamento com a vida

O mergulho no que somos é, quase sempre, impulsionado pelo desencanto com o externo. A perda de um amor ou de um emprego traz à baila questionamentos como “O que eu fiz de errado?” “Quem sou eu?”. Em Luz Intrusa o dramaturgo Alexandre Ribondi leva o público a habitar esse território da dor e da esperança e se identificar com os dilemas do ator.

O monólogo se desenrola em um apartamento desarrumado, onde o homem, interpretado por Abaetê Queiroz, se desliga do mundo para vivenciar sua tristeza. Mensagens virtuais e cartas se acumulam em sua mesa. “A montagem fala sobre um momento ruim na vida de uma pessoa. Todo mundo já passou por isso. Ela mostra o sofrimento, mas também o ridículo dessa situação, pois tudo tem dois lados: o sincero e o risível, que também é humano”, diz o diretor.

Ágil, com súbitos movimentos sensuais e agressivos misturados a momentos doces e melancólicos, o espetáculo dá vida a um homem mordido pelo monstro da paixão. Como se estivesse num purgatório, ele revive suas alegrias, enfrenta seus fetiches, mergulha na memória do pai e acusa o mundo de querer fazê-lo sofrer.

Mas há luz e esperança no fim do túnel. Ainda de acordo com Alexandre Ribondi, o personagem vai ao fundo do poço e acha seu caminho, se rendendo diante da necessidade primária e urgente de viver, sejam quais forem os riscos.  “E o retorno que mais temos é o da identificação. Todos que assistem conseguem, de alguma forma, se ver nesse personagem”, conta.

A iluminação é assinada por James Fensterseifer, fundador do projeto Jogo de Cena, que há mais de 30 anos funciona como um laboratório de apresentações culturais em Brasília.

 

Serviço:

O quê:Luz Intrusa

Quando:13, 14 e 15 de maio

Horário:20h

Onde:Cia. Pierrot Lunar (Rua Ipiranga, 137, Floresta, Belo Horizonte, MG).

Quanto:R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia-entrada)

Informações:(31) 2514-0440 | (31) 3658-8743 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...