Pigmalião Escultura que Mexe faz turnê por Minas Gerais

Governo de Minas Gerais Petrobras apresentam Mostra Pigmalião Escultura que Mexe de 23 a 25 de julho em Itaúna. Em circulação inédita por Minas Gerais o grupo encerra sua turnê em Itaúna. Foi a primeira vez que o Pigmalião teve a oportunidade de levar vários trabalhos ao interior do estado e contemplar cidades que ainda não conheciam o grupo.

Integram a mostra quatro espetáculos e uma cena curta do repertório do grupo de teatro de bonecos, além da oficina A relação entre o ator e o boneco. Ocupando o Teatro SESI Vânia Campos e a Praça da Matriz compõem a mostra os espetáculos Bira e BedéSeu Geraldo Voz e ViolãoA Filosofia na AlcovaO Quadro de Todos Juntos, e a cena curta Verbo (confira a programação completa abaixo). Todas as atividades acontecem de forma gratuita.

Dia 23 de julho, sábado, ás 11h, a Praça da Matriz receberá as irmãs Bira e Bedé, duas gêmeas idênticas de enorme estatura que caminham pela cidade procurando e inventando atividades para preencher o tempo do seu cotidiano tedioso. A noite será a vez do Teatro SESI Vânia de Campos integrar a mostra com a cena curta Verbo, às 19h, que trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis. Na sequencia, às 20h, o espaço recebe ainda o espetáculo A Filosofia na Alcova, adaptação da obra do polêmico francês Marquês de Sade, onde uma jovem garota é iniciada no mundo das perversões por tutores devassos em lições práticas e teóricas, misturando sexo, violência, questionamentos religiosos, comédia, pornografia e tragédia.

Já no dia 24 de julho, domingo, às 11h30, Seu Geraldo Voz e Violão chega a Praça da Matriz onde o carismático violeiro irá se apresentar ao lado de sua namorada Dona Catarina, de oitenta e um anos, e Ana, sua irmã. No mesmo dia, o Teatro SESI Vânia de Campos recebe, às 19h, o espetáculo O Quadro de Todos Juntos, um retrato de uma família aparentemente perfeita, mas que vai revelando aos poucos as loucuras escondidas sob camadas de falsas virtudes sociais. Atores com máscaras e bonecos em tamanho natural conduzem os espectadores a uma viagem pelo próprio inconsciente.

Encerrando a mostra, na segunda-feira, dia 25 de julho, acontece ainda a oficina A relação entre o ator e o bonecode 09h às 18h no Teatro Sílvio de Mattos. Na atividade o grupo compartilhará suas técnicas de manipulação direta, estimulando o aluno a investigar as relações possíveis entre o ator-manipulador e o boneco. A oficina é gratuita com inscrições pelo site www.pigmaliao.com.

A circulação da Mostra Pigmalião Escultura que Mexe é patrocinada pela Petrobras por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

O GRUPO

Pigmalião Escultura Que Mexe é um coletivo de artistas que encontrou no teatro de bonecos o veículo ideal para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.

Criado em 2007, o grupo sempre procurou desenvolver espetáculos com profundidade conceitual e filosófica. A marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o Teatro Visual são seus principais focos. Na construção contínua de sua identidade, o Pigmalião busca o reconhecimento do teatro de bonecos na produção artística contemporânea.

Hoje o Pigmalião tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente já tendo se apresentado diversas vezes fora do país, como na Espanha (Fira de Titelles de Lleida, onde foi premiado como melhor espetáculo, Titirimundi, MITEU e Festival Internacional de Redondela), França (Festival Formes Breves MarionnettiquesOrbis PictusFestival Le Manifeste, Festival Mondial des Thêatres de Marionnettes), Portugal (Festival Fazer a Festa) e Itália (Festival San Quirico Sonato), Argentina (Festival El Rayo Mysterioso) e Peru (Festival de Títeres para Adultos)

Serviço| Mostra Pigmalião Escultura que Mexe em Itaúna

Bira e Bedé – Dia 23/07 às 11h

Local: Praça da Matriz (Praça Dr. Augusto Gonçalves).

duração: 50 min.

Entrada gratuita

Ficha técnica

Direção e concepção plástica: Eduardo Felix

Direção de cena: Igor Godinho
Elenco: Aurora Majnoni e Liz Schrickte

Verbo (cena curta) – Dia 23/07 às 19h

Local: Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, 4.147)

duração: 10 minutos

Para maiores de 12 anos.

Entrada gratuita

Ficha técnica

Concepção, interpretação e trilha sonora: Igor Godinho

A Filosofia na Alcova – Dia 23/07 às 20h

Local:  Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, 4.147)

duração:1h20

Para maiores de 18 anos.

Entrada gratuita(retirada do ingresso na bilheteria do teatro 2h antes do espetáculo).

Ficha técnica

Direção e adaptação: Eduardo Felix
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Eduardo Felix, Igor Godinho, Liz Schrickte e Mariana Teixeira.

Seu Geraldo Voz e Violão – Dia 24/07 às 11h30

Local: Local: Praça da Matriz (Praça Dr. Augusto Gonçalves).

duração:1h

Entrada gratuita

Ficha técnica

Concepção e interpretação: Eduardo Felix.

O Quadro de Todos Juntos – Dia 24/07 às 19h

Local: Teatro SESI Vânia Campos (Av. São João, 4.147)

duração:1h

Para maiores de 16 anos

Entrada gratuita(retirada do ingresso na bilheteria do teatro 2h antes do espetáculo).

Ficha técnica

Direção: Eduardo Felix e Igor Godinho
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Eduardo Felix, Liz Schrickte, Mauro Carvalho, Mariana Teixeira e Marina Arthuzzi 

Oficina: A relação entre ator e boneco – Dia 25/07 de 09h às 18h

Local: Teatro Sílvio de Mattos (Rua Antônio Corradi, 55 – Centro)

Inscrições pelo site www.pigmaliao.com

Gratuita

Pigmalião Escultura Que Mexe – Telefone: (31)3421-4682. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...