“Estudo para Missa para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus” entra em cartaz em BH

Questionadora e completamente entregue à sua crença. De maneira paradoxal, Clarice Lispector deixa escapar em sua obra – ou impõe, propositalmente – sua forma de se conectar com seu Deus. Ao mesmo tempo desesperada e harmoniosamente, a autora traça com clareza sua relação particular com o Sagrado. “A salvação é pelo risco”.

Após mergulhar em sua intensa e extensa produção literária, o diretor Eduardo Wotzik criou “Estudo para Missa para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus”, que terá uma temporada em Belo Horizonte, entre 14 de julho e 8 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – BH).

Os textos que compõem o espetáculo foram extraídos e editados da obra de Clarice, a montagem é recente, de 2016, e está em cartaz no Rio de Janeiro. Além da direção e criação, Wotzik atua e divide o palco com Cristina Rudolph e Natally do Ó. “Estudo para Missa para Clarice”, une o espaço físico do Teatro e toda sua capacidade de encantamento ritualístico ao poder da palavra – uma das manifestações primordiais da humanidade e o refúgio da autora em questão – para uma reflexão sobre a condição humana.

O “estudo” busca um encontro cênico capaz de nos recolocar em nossa medida, numa “delicadeza que espante”, como quis Clarice. “O Teatro existe para comungar a dúvida, e essa peça é o resultado de uma pesquisa cênica, uma comunhão, uma verdadeira missa, uma celebração do sagrado, o uso do Teatro como Templo, um encontro que professe e processe as palavras de Lispector.”, enfatiza Eduardo Wotzik.

“Missa Para Clarice”,é desses espetáculos que param as horas dando tempo à estupefação, ao salto interior e contém o tremor do gesto, deixa o ar parado, quando  existir se torna sagrado. Umespetáculo de tamanha calma que, pouco a pouco, aprofunda as horas.

“Estudo Para Missa Para Clarice”,é uma celebração do “Sim”, e tem a honra de - em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, - trazer ao publico mineiro, o diretor Eduardo Wotzik, um dos mais importantes nomes do cenário artístico nacional, reconhecido pela diversidade e consistência em sua obra, que podem ser comprovados em trabalhos como Sonata Kreutzer (Tolstoi), Édipo Rei (Sófocles), A Geração Trianon (Annamaria Nunes), Troia (Eurípedes), O Interrogatório – a Vigília (Peter Weiss), Emily (Emily Dickinson), Estilhaços (de sua autoria), Yerma (Lorca), Um Equilíbrio Delicado (Albee), Escola de Mulheres (Moliere), entre tantos outros.

“Estudo para Missa para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus”tem apresentação e patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Promenade Hotéis e Aparts, Circuito Liberdade, Governo de Minas Gerais, Iepha e Secretaria de Cultura.

 

FICHA TÉCNICA:

Da obra de Clarice Lispector

Edição e Texto Final: Eduardo Wotzik

Direção de Arte: Analu Prestes

Iluminação: Fernanda Mantovani e Tiago Mantovani

Elenco: Cristina Rudolph, Natally Do Ó e Eduardo Wotzik

Música: Henryk Gorécki

Dramaturg: Vittorio Provenza

Diretores Assistentes: Carla Ribas, Daniel Belmonte, Alexandre Varella

Direção de Produção: Michele Fontaine E Jessica Leite

Direção Geral e Concepção: Eduardo Wotzik

 

SERVIÇO:

Estudo para Missa Para Clarice – Um espetáculo sobre o homem e seu Deus

Datas: de 14 de julho a 8 de agosto – de quinta a segunda

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – BH) – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

Ingressos: R$20/inteira e R$10/meia entrada (à venda na bilheteria do CCBB e pelo site: http://culturabancodobrasil.com.br).

Classificação Indicativa: 14 anos.

 

 

 

 

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...