Quatroloscinco volta a apresentar ‘Ignorância’ na primeira edição da MOTEH – Mostra de Teatro e Direitos Humanos

Entre os dias 20 e 21 de agosto, o grupo Quatroloscinco apresenta o seu quinto espetáculo, “Ignorância”, na 1º MOTEH – Mostra de Teatro e Direitos Humanos, no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte. O festival é um projeto pioneiro que busca reunir trabalhos de diferentes linguagens e temáticas que dialoguem com a urgência em se discutir os direitos humanos no Brasil e as questões que o assunto provoca.

Na peça, dois atores constroem diversas situações, ligadas por um jogo com trinta cadeiras de madeira espalhadas pelo palco. As cenas, ora ironicamente cômicas, ora dramáticas, criam reações contrastantes frente à ignorância humana e à nossa obsessão pelo progresso civilizatório.

O grupo mantém a criação autoral como motor do trabalho. A dupla Assis Benevenuto e Marcos Coletta assina, mais uma vez, a dramaturgia do espetáculo, repetindo a parceria de “Humor” (2014) e “Outro Lado” (2011). Assis e Coletta assumem também a direção do trabalho, mas agora, pela primeira vez, de fora da cena, que é realizada pelas atuações de Rejane Faria e Ítalo Laureano, gerando este espetáculo que é, essencialmente, um resultado coletivo, com a forte assinatura do Quatroloscinco.

Foto: Guto MunizO PROCESSO

 

O processo de criação de Ignorância começou em maio de 2015, a partir do desejo de se fazer um espetáculo com menos atores em cena e em menos tempo. Um mergulho intenso e sucinto em um tema concreto e cotidiano. As primeiras ideias surgiram sobre os conceitos de fronteira e limite, quando começou a se agravar a crise de refugiados na Europa. Foi então que chegou-se à palavra-chave ignorância, que passou a guiar o trabalho.

O discurso de Ignorância se propõe político, porém poroso, vacilante, na fuga dos discursos prontos e das verdades proclamadas pelo senso comum, abordando o estado da ignorância em diversas cores e espectros. No texto, propõe-se um diálogo com o mundo de hoje, permeado por interlocuções sociais, políticas e artísticas que, por certo, denunciam o quanto nossa humanidade está escapando de nossas mãos, enquanto assistimos impassíveis.

 

SERVIÇO:

Evento: 1ª MOTEH – Mostra de Teatro e Direitos Humanos - ‘Ignorância’ – grupo Quatroloscinco

Data: 20 e 21 de agosto, sábado, às 21h, e domingo, às 19h

(Debate após a sessão de Domingo)

LOCAL: Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613. Horto

Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)

Venda na bilheteria do teatro

E pelo Sympla neste LINK

Informações: Tel. (31) 98632 070

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...