Teatro e cinema se encontram na mostra Laurence Olivier: o universo na palma da mão

Parte da obra do célebre ator e diretor britânico Laurence Olivier compõe a nova mostra de cinema promovida pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro. Laurence Olivier: o universo na palma da mão exibe cinco longas-metragens que traçam um breve panorama da trajetória do diretor, revelando sua maestria tanto na atuação quando na direção cinematográfica.

Estão na mostra os filmes Henrique V (ING, 1944), Hamlet (ING, 1948), Ricardo III (ING, 1955) e O Príncipe Encantado (ING, 1957), dirigidos e protagonizados pelo britânico, e, ainda, duas sessões especiais do filme Rebecca - A mulher inesquecível (EUA, 1940), de Alfred Hitchcock, uma das mais famosas atuações de Olivier no cinema, que está sendo relançado no Brasil comercialmente em cópia restaurada no formato DCP.

O universo na palma da mão - O nome da mostra deriva da memorável fala de Laurence Olivier, segundo o qual “o ator deve ser capaz de criar o universo na palma de sua mão”. “Isso quer dizer que o ator não precisa de nada, além de si mesmo, para representar com maestra, uma história”, explica o Coordenador do Cine Humberto Mauro e curador da mostra Bruno Hilário.

A grandeza de Laurence Olivier para a história do cinema reside na originalidade com a qual experimentou uma potente relação entre as artes teatral e cinematográfica, passando pela literatura. Segundo o curador, o diretor se diferenciou por mostrar sua consciência acerca do ofício do ator e a forma com a qual conseguiu explorar isso para contar grandes histórias. “A ousadia em buscar uma linguagem original, se baseando em um texto já existente, foi o seu grande legado”, conta Bruno.

 

Literatura, teatro e cinema – Vindo de uma carreira sólida no teatro, Laurence era considerado um especialista na arte da interpretação de personagens de Shakespeare e levou para o cinema sua expertise, como ator e como diretor.

Dos quatro filmes dirigidos por Olivier que integram a mostra, três são adaptações de obras shakespearianas: Henrique V, o primeiro filme dirigido por Laurence e também a primeira obra de sucesso baseada em peças de William Shakespeare. Enormemente aclamada pela crítica, a obra abriu precedente para os sucessos que ainda viriam: Hamlet, considerado uma das adaptações mais complexas da dramaturgia original shakespeariana, e Ricardo III. Na mostra a exceção é O Príncipe Encantado, adaptação da peça de teatro “O Príncipe Adormecido”, de Terence Rattingan, em que Laurence atua ao lado de Marylin Monroe.

Essas obras foram essenciais para consolidar a relação entre cinema e dramaturgia, empregando elementos técnicos de atuação na construção das histórias. “Suas narrativas trazem elementos que unem o realismo cinematográfico e a representação teatral”, explica. Os títulos selecionados são exemplos de como as linguagens são complementares. “Olivier evoca o que há de mais potente em cada um desses mundos. Ele busca fontes de inspiração na Literatura, usando o cinema como forma de potencializar o texto, e o faz com perfeição”, completa Bruno Hilário. 

 

SERVIÇO

Evento: Laurence Olivier: o universo na palma da mão

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes- Av. Afonso Pena, 1537

Dia: 26 a 30 de agosto 

Entrada Gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...