Teatro da Cidade realiza ensaio aberto de “A PAIXÃO SEGUNDO SHAKESPEARE”

Hamlet, Othelo, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth e o Mercador de Veneza são os textos escolhidos por Jota Dangelo para compor um painel da obra de William Shakespeare, no espetáculo “A paixão segundo Shakespeare”, um dos temas preferidos do bardo inglês que este ano é reverenciado com montagens, exposições, seminários, debates em todo mundo, quando se completam 400 anos de sua morte. O ensaio aberto da montagem acontece no dia 7 de setembro (quarta-feira), às 19h30no Teatro da Cidade.

Dirigida por Pedro Paulo Cava, a peça faz uma releitura contemporânea das obras de Shakespeare, incluindo citações, versos, poemas, projeções que contextualizam as várias ações transcorridas na peça. A paixão pelo poder, pelo dinheiro, pela mulher amada, pelo amigo morto, pelo teatro são alguns dos temas abordados neste espetáculo.

Shakespeare era um especialista da condição humana e suas angústias, prazeres, vilezas, tramas e ardis. O homem é sempre o centro do universo deste autor, que não mede consequência para retratar sua época e exatamente porque os sentimentos humanos não mudaram ao longo dos séculos, ele é o autor mais representado em todo o mundo.

Suas peças se eternizaram e são sempre atuais, pois vão além das tramas, enredos, comédias e tragédias que ele legou à humanidade. Elas esmiúçam a alma controversa do ser humano e expõem suas vísceras através das suas paixões. Por isso mesmo, atemporais e universais.

Nesta nova montagem de Pedro Paulo Cava, as personagens parecem retiradas de seu contexto histórico e jogadas nos dias de hoje através de uma companhia de atores que se reúnem para falar de amor, morte, dor, vingança, ódio, amizade e política. Temas mais que presentes na vida de todos. São vários atores que se revezam por muitas personagens costurando um retrato atual trágico e bem humorado das paixões humanas.

A estreia está prevista para 6 de outubro no Teatro da Cidade, comemorando 26 anos de funcionamento da casa que já deu ao público brasileiro alguns dos melhores momentos da nossa cena teatral.

Ficará em cartaz no Teatro da Cidade de quinta a sábado às 20h30 e domingos às 19h.

Ficha técnica:

EM CENA:

ANDRÉIA GARAVELLO - Parca

ANA CÂNDIDA - Desdêmona

FABIANE AGUIAR –Emília / Julieta

MARIA CECÍLIAMANSUR – Lady Macbeth

GERALDO PENINHA – Iago / Baltazar

GUSTAVO MARQUEZINI – Hamlet / Antonio

JEFFERSON DE MEDEIROS – Cássio / Romeu / Bassânio

JOSÉ MARIA AMORIM – Otelo / Doge de Veneza

LUCIANO LUPPI – Shylock / Diretor da Companhia

MARCELO DO VALE – Marco Antonio / Macbeth / Salânio

 

FORA DE CENA:

  • Textos e Roteiro - Jota Dangelo
  • Figurinos - Alexandre Colla –
  • Cenário e objetos de cena - Felício Alves e Paulo Viana
  • Confecção de cenário – Cia. Cenográfica
  • Adereços e máscaras  - Claudia Marinuzzi
  • Assistência de Direção - Luiz Gomide
  • Produção Executiva - Fabiano Galdino
  • Fotos - Guto Muniz
  • Programação Visual - Márcio Miranda
  • Administração -  Kátia Báo e Marcela de Lazzari
  • Técnicos -  Flávio Picardi e Pedro Melo
  • Maquiagem - Regina Mahia
  • Confecção de Figurinos – Dutty Botelho e Márcia Correa
  • Produção – Teatro de Pesquisa – Cia do Teatro da Cidade
  • Iluminação, trilha sonora e direção – Pedro Paulo Cava

    Patrocinam a Manutenção do Teatro da Cidade e este espetáculo: CBMM – Cenibra – Funeral House – Ingleza – Mate-Couro – Unimed-Bh

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...