Secretaria de Cultura lamenta a morte do ator Domingos Montagner

As artes cênicas e o circo sofreram um golpe na tarde desta quinta-feira (15), com a morte precoce do ator Domingos Montagner, aos 54 anos. Atualmente na TV como Santo, personagem da novela “Velho Chico”, da Rede Globo, o ator foi vítima de um afogamento nas águas do rio que dá nome ao folhetim.

Crédito: Felipe Monteiro

Ontem acontecia o última dia de filmagens da novela. Após o encerramento das gravações, Domingos e a atriz Camila Pitanga almoçaram e, em seguida, foram comemorar o fim do trabalho com um mergulho nas águas do Rio São Francisco, num trecho conhecido como prainha, situado na cidade de Canindé de são Francisco, a três horas de Aracaju. O momento de lazer foi o último da vida de Domingos.

A força das águas acabou levando o corpo do ator. Após buscas, ele foi encontrado preso nas pedras do rio, a 18 metros de profundidade, na divisa entre Alagoas e Sergipe.

CARREIRA

Domingos teve carreira reconhecida especialmente no mundo do circo. Iniciou sua carreira no teatro, através do curso de interpretação de Myriam Muniz, e no Circo Escola Picadeiro. Em 1997 formou o Grupo La Mínima, com Fernando Sampaio. A Noite dos Palhaços Mudos, de 2008, lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2003, criou o Circo Zanni, do qual foi diretor artístico.

Na TV, participou de treze programas, entre séries e novelas, além de nove filmes. Entre seus papéis de destaque estão o Capitão Herculano Araújo de "Cordel Encatado" (2011) e o presidente Paulo Ventura de "O brado retumbante" (2012), seu primeiro protagonista. Também chamou atenção como o Zyah de "Salve Jorge" (2012) e o João Miguel de "Sete Vidas (2015).

 O primeiro papel na TV foi no seriado "Mothern" (2006), do GNT, canal da TV por assinatura. A estreia na Globo foi também em seriados: "Força Tarefa", "A Cura" e "Divã". A primeira novela, "Cordel Encantado", foi em 2011. No ano seguinte, estreou no cinema, com uma participação no longa "Gonzaga - de Pai Pra Filho", de Breno Silveira.

Domingos deixa a mulher, Luciana Lima, e três filhos.

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...