5ª Janela de Dramaturgia apresenta ‘Memória de Alma’ e ‘O Papalagui’

Evento acontece nesta terça-feira (8), às 20h, no Teatro Espanca!

A Janela de Dramaturgia é uma mostra de textos teatrais inéditos de autoras e autores contemporâneos. Consolidada na capital mineira como um importante espaço de difusão, fomento e crítica da nova dramaturgia, a mostra se dá através de leituras dramáticas seguidas de bate-papo com seus autores. A sessão deste mês apresenta os textos Memória da Alma, de Fabiano Barros, e O Papalagui, de Ivana Andrés e Luciano Luppi. Ingressos disponíveis a 5 reais na bilheteria do Teatro.

Esse ano a mostra reúne dez textos inéditos de autores de diferentes regiões do país – critério primeiro que dirigiu a curadoria da edição, realizada pelos organizadores do projeto Sara Pinheiro e Vinícius Souza, e pelos artistas convidados Daniel Toledo e Eid Ribeiro. Além da diversidade geográfica, a qualidade artística e a disparidade formal e temática entre os textos foram bases para a composição desta mostra, após o recebimento de quase setecentos materiais vindos de vinte e quatro estados do país.

Inicialmente voltado para a produção mineira, o projeto já recebe desde a sua última edição dramaturgos de outras regiões do país e da América Latina. A proposta do projeto é expandir e ventilar as paisagens dramatúrgicas do nosso tempo.

Memória da Alma

Fabiano Barros (Porto Velho/RO)

Em uma cela de cadeia: um diálogo entre uma mãe e seu filho de 18 anos que acabou de ser preso por ser acusado de assassinar várias crianças e seu pai. Segundo texto de uma trilogia que se apropria de três patologias ligadas à mente humana, Memória da alma é um convite a percorrer a construção da lembrança, sua instabilidade e sua perda.

Fabiano Barros é natural de Recife e radicado em Rondônia desde 1999, iniciou seus trabalhos com teatro ainda em Pernambuco. Dirige a Cia de Artes Fiasco, que atua há quinze anos nas Artes Cênicas em Porto Velho; escreveu cerca de vinte textos de teatro. Já participou de diversas curadorias de projetos nacionais como: Palco Giratório, Prêmio Myriam Muniz, Jovens Dramaturgos, entre outros. Atualmente pesquisa as lendas amazônicas trazendo um olhar humanizado das mesmas para sua dramaturgia.

O Papalagui

Ivana Andrés e Luciano Luppi (Belo Horizonte/MG)

O cacique Tuiávii, a bordo de um navio guiado por europeus, conta o que viu e pensou do “mundo civilizado”. O papalagui, que significa “homem branco”, é inspirado no livro homônimo do alemão Erich Scheurmann e escrito para ser encenado por atores e bonecos.

Luciano Luppi é ator, autor e diretor de teatro desde 1969. Tem participação incessante nos movimentos artísticos e culturais incluindo ópera, dança, televisão e cinema. Autor de mais de 12 textos adultos e infantis encenados em Belo Horizonte e em diferentes partes do Brasil. Já recebeu, junto com Ivana Andrés, o Prêmio de Melhor Texto Infantil Usiminas/Sinparc por sua adaptação, em 2003, de O Rei de Quase Tudo. Ivana Andrés é artista plástica, dramaturga, cenógrafa e aderecista desde 1975 e cantora da MPB desde 1986. É atriz desde 1991. Autora de 9 textos encenados em Belo Horizonte e em outros estados. Já recebeu o Troféu Fundacen de melhor trilha sonora pelo espetáculo Vida de Cachorro, de sua autoria, em 1988.

 

SERVIÇO

5ª Janela de Dramaturgia

08 de novembro, terça, 20h

Leitura:
MEMÓRIA DA ALMA
Fabiano Barros (Porto Velho/RO)

O PAPALAGUI
Ivana Andrés e Luciano Luppi (BH/MG)

Bate-papo com os autores
Debatedora convidada: Soraya Martins
Mediação: Luciana Romagnolli

 

Teatro Espanca!

 

Rua Aarão Reis, 542, Centro - Belo Horizonte

 

Ingressos: R$ 5

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...