SEC e Funarte promovem oficina gratuita de técnica vocal para atores em Uberlândia

A cantora e professora Babaya ministra oficina de 23 a 26 de novembro. Inscrições estão abertas até 10/11.

A Secretaria de Estado de Cultura, junto à Funarte e Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, com o apoio do Grupo Pontapé de Teatro e do ponto de cultura Trupe de Truões, realiza de 23 a 26 de novembro a oficina “A escuta, a palavra, a voz”, elaborada e ministrada pela cantora e professora Babaya. O espaço “Oficina Cultural de Uberlândia” recebe a ação gratuita destinada a atores com mais de 15 anos. Esta é mais uma edição do projeto "Oficinas de Capacitação Técnica e Artística em Artes Cênicas da Funarte 2016".

Acesse aqui a lista dos selecionados.

Em quatro dias, serão desenvolvidas dinâmicas e experimentações que aguçam a auto percepção do que falamos, do que ouvimos, do que compreendemos e como nos expressamos. Segundo a professora Babaya, tais dinâmicas e experimentações desenvolvem a liberdade de reprodução vocal, usando padrões de falas que não são explorados no dia a dia.

A ideia é proporcionar desenvoltura, criatividade, segurança, variações sonoras não-verbais e ampliar o repertório vocal na formação de personagens e qualidade de interpretação. As atividades se dividem em três módulos: a fisiologia da voz, técnicas vocais de aquecimento e a escuta interna e externa.

“Estive em Uberlândia em um encontro maravilhoso com o talentoso Grupo Pontapé. Agora, volto ao Triângulo Mineiro para levar aos artistas do interior conhecimentos sobre o uso consciente da voz, sem agredir a saúde. Vamos explorar o universo da interpretação, indicando a voz adequada para exprimir uma determinada emoção” comenta Babaya, que elogia a iniciativa, “essa articulação entre Estado, município e Funarte é de grande importância, pois leva formação para fora dos grandes centros, onde o acesso é mais difícil”, afirma.

Babaya

 

Cantora e professora de técnica vocal, Babaya ensina música e técnicas de canto há mais de 40 anos, no Brasil e no exterior. Em 1991, fundou a “Babaya Escola de Canto”, primeira escola de Minas Gerais voltada exclusivamente para o aprimoramento da voz no canto popular. Foi também uma das fundadoras da “Bituca Universidade da Música”, em Barbacena, e implantou o “Curso de Canto Popular” na UFMG, como professora visitante. Como cantora, gravou os CDs: “Babaya - de Vida e Canções” e “Velho Chico” (com Anthonio e Marcus Vianna).

SERVIÇO

Oficina de técnica vocal para atores em Uberlândia

Datas: 23 a 26 de novembro de 2016.

Horário: de 14h às 19h.

Local: Oficina Cultural de Uberlândia.

Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204 - Fundinho, Uberlândia - MG.

Carga horária: 4 dias, com duração de 05 horas cada (20 horas).

Nº de vagas: 20 pessoas.

Público alvo: atores com mais de 15 anos.

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...