Espetáculo musical infanto-juvenil “A Gaiola” chega a Belo Horizonte para temporada de 3 a 19 de dezembro, no CCBB-BH

Peça é uma adaptação do livro de Adriana Falcão e tem direção de Duda Maia

Depois de duas aclamadas temporadas no Rio de Janeiro, o espetáculo musical A Gaiola chega a Belo Horizonte, com uma temporada de 3 a 19 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil/CCBB - BH. A peça é uma adaptação do livro infanto-juvenil homônimo, que rendeu à autora, Adriana Falcão, uma indicação ao Prêmio Jabuti.

Assinado pela diretora Duda Maia, o musical conta a história de amor e separação de um passarinho que cai, ferido, na varanda da casa da menina. Na trama, ela se dedica a cuidar do pequeno bicho e, à medida que vão convivendo, se apegam um ao outro e se apaixonam. Ele fica curado e na hora da despedida, pede para que a menina o aprisione numa gaiola.

Um dia, a menina flagra o passarinho encantado com a beleza do dia lá fora e uma crise se instala entre os dois. A tentativa de prender o amor se mostra inútil e os dois chegam a uma importante conclusão.

Com longa e premiada carreira como diretora de movimento, Duda criou uma partitura coreográfica que costura toda a encenação, exigindo um intenso trabalho físico dos atores. O desafio em elaborar uma dramaturgia para agradar o exigente público mirim resultou em um espetáculo que mistura teatro, dança, música, canto e contação de história.

“O roteiro tem a capacidade de impulsionar uma base dramatúrgica sólida, criando para a narrativa, canções que se inserem com naturalidade dentro da dramaturgia. Todo esse processo de carpintaria serviu de esteio para que Duda Maia fizesse o palco pulsar vivamente na composição cênica de sua estética e na coordenação dos movimentos, dando uma dimensão lírica para temas como possessão, amor e ciúme, que culminam num espetáculo teatral irretocável”, comenta o crítico Renato Mello.

No elenco, Pablo Áscoli, que já autuou na peça infantil “Mania de Explicação”, também baseada em um livro de Adriana Falcão, é o passarinho. Contracenando com ele, como a menina protagonista, está Carol Futuro. Os atores intercalam o texto com a interpretação de seis canções. Além de dançar, cantar e interpretar, ora como personagens, ora como narradores, os protagonistas ainda manipulam o cenário, montando parte da estrutura em cena.

“’A Gaiola’ é uma montagem das mais lindas e cheia de poesia que já vi, em toda a minha vida, no universo do teatro infantil, e a melhor deste ano, motivo mais que suficiente para que eu recomende o espetáculo, com muito empenho, na certeza de que, embora não seja necessário, os que acederem à minha recomendação hão de me agradecer e ratificar minha palavras. Espero, também, que as passem adiante” finaliza o crítico Gilberto Bartholo.

SERVIÇO:

Estreia: 3 de dezembro às 11h e às 15h.

Temporada: de 4 a 19 de dezembro de 2016, de sexta a segunda-feira.

Horários:sábados e domingos às 11h e às 15h; sextas e segundas-feiras às 15h.

Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia-entrada).

Vendas: http://www.eventim.com.br/ingressos ou na bilheteria do CCBB-BH

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – BH) – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários. 

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...