Monólogo é inspirado em história real da mãe do ator e diretor
O Teatro em Movimento traz a Belo Horizonte o espetáculo “Mamãe”, com texto, atuação e direção de Álamo Facó.Em cena, a história real vivida por ele após sua mãe, a arquiteta Marpe Facó,descobrir um tumor cerebral que a levou ao óbito 100 dias após o diagnóstico.
Com a colaboração na direção de César Augusto, a montagem traz uma reflexãosobre os tabus que permeiam a morte, as variações do consciente e os limites do amor entre mãe e filho. Escrito em 2015, o texto “Mamãe” surgiu após o mergulho do ator em um processo de criação, que Álamo denominou “A Síntese do Relevante”. A peça dá voz à personagem Marta que, perdendo suas faculdades, começa a expandir sua consciência a limites inesperados.
Influenciado por artistas como Sophie Callle, Lygia Clark e Bruce Nauman, a peça não traz o drama exacerbado das histórias com essa temática, nem a estética de tons pastéis, como o próprio ator avalia. “O texto nasceu da necessidade de levar aos espectadores uma história real, mas sem sentimentalismos. Apesar do tema, a peça é coloridaça, uma peça para cima”, finaliza Facó.
O espetáculo é o segundo monólogoda carreira de Álamo Facó, tendo sido encenado em sete países diferentes da Europa e América Latina (Inglaterra, Escocia, Berlim, Amsterdam, Chile, Argentina e Lisboa).
SERVIÇO:
Espetáculo: “Mamãe”, de Álamo Facó
Local:Teatro de Bolso do SESIMINAS
Endereço: Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia – Belo Horizonte, MG
Classificação:12 anos
Data: 17 a 19 de março
Horário:Sexta às 21h00,sábado e domingo às 19h00
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)
Vendas: bilheteria do teatro ehttp://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/
Contato:(31) 32417181
Site:www.teatroemmovimento.art.brwww.teatrosesiminas.com.br