Curso terá duração de dois meses e recebe apoio do BDMG
O Transvest, em parceria com o ator Odilon Esteves, realiza, a partir deste sábado, dia 18, um curso de formação de teatro para pessoas trans (travestis, mulheres transexuais, homens trans e transgêneros. O curso é gratuito e as vagas estão esgotadas. A duração é de dois meses e será realizado todos os sábados, de 14h às 18h, na sede da Associação dos Funcionários do BDMG (Rua Bernardo Guimarães, 1587).
O curso pretende trabalhar exercícios que desenvolvam a desinibição, a descoberta das potencialidades expressivas do corpo e da voz, a relação interpessoal entre os artistas da oficina, relação com o espaço e com o tempo, criação de imaginários poéticos, um contato afetivo com textos da literatura brasileira. Espera-se que a condução do curso consiga diagnosticar as expectativas do público alvo em relação à oficina, e buscar moldar os exercícios para atender, da forma mais abrangente possível, a estas expectativas, além de incentivar o lugar de fala de cada um.
Uma atriz, um ator ou qualquer pessoa interessada em se expressar através do teatro necessita de uma preparação que compreende: potencializar, através de treinamento, seus instrumentos físicos - corpo e a voz -, e direcionar parte de seu desenvolvimento intelectual, emocional e psicológico para a criação artística. Além do seu desenvolvimento individual, as dinâmicas de grupo visam integrar o coletivo, pois, sobretudo no teatro, uma pessoa depende da outra, da relação, do jogo que estabelece em cena com a outra.
O curso recebe o apoio do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG).
Sobre o Transvest
O curso faz parte do segmento cultural do Transvest, uma ONG que objetiva combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneros na sociedade. A instituição tem um espaço educativo onde ocorrem palestras sobre as culturas LGBT, oficinas artísticas, pré-vestibular, supletivo, curso de libras e cursos de línguas (inglês, francês, espanhol e italiano) para a população trans de Belo Horizonte. O projeto não tem nenhum apoio do governo. Todas as atividades – além de gratuitas- são desenvolvidas pelo trabalho voluntário de professores que acreditam no poder transformador da educação.
Sobre o ator
Odilon Esteves é ator, professor e diretor de teatro. Membro-fundador da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte/MG, com a qual realizou premiados espetáculos. No cinema, atuou nos longas “Batismo de Sangue” (2006), de Helvécio Ratton; “O Senhor do Labirinto” (2009), de Geraldo Motta; “Matraga” (2009) de Vinícius Coimbra; “Deserto Azul” (2010), de Éder Santos; “Família” (2010), de Guilherme Reis, “Cada dia uma vida inteira” (2012), de Cris Azzi; e diversos curta-metragens. Na televisão interpretou a travesti Cíntia, na minissérie “Queridos Amigos” (2008), de Maria Adelaide Amaral com direção de Denise Saraceni, produção TV Globo; e o sertanejo Riobaldo em “Sertão: Veredas” (2008), baseado na obra de Guimarães Rosa, direção de Willy Biondani, produção Bossa Nova Films, para a TV Record.