Parceria entre Transvest e ator Odilon Esteves leva teatro para população trans

Curso terá duração de dois meses e recebe apoio do BDMG

O Transvest, em parceria com o ator Odilon Esteves, realiza, a partir deste sábado, dia 18, um curso de formação de teatro para pessoas trans (travestis, mulheres transexuais, homens trans e transgêneros. O curso é gratuito e as vagas estão esgotadas. A duração é de dois meses e será realizado todos os sábados, de 14h às 18h, na sede da Associação dos Funcionários do BDMG (Rua Bernardo Guimarães, 1587).

O curso pretende trabalhar exercícios que desenvolvam a desinibição, a descoberta das potencialidades expressivas do corpo e da voz, a relação interpessoal entre os artistas da oficina, relação com o espaço e com o tempo, criação de imaginários poéticos, um contato afetivo com textos da literatura brasileira. Espera-se que a condução do curso consiga diagnosticar as expectativas do público alvo em relação à oficina, e buscar moldar os exercícios para atender, da forma mais abrangente possível, a estas expectativas, além de incentivar o lugar de fala de cada um.

Uma atriz, um ator ou qualquer pessoa interessada em se expressar através do teatro necessita de uma preparação que compreende: potencializar, através de treinamento, seus instrumentos físicos -  corpo e a voz -, e direcionar parte de seu desenvolvimento intelectual, emocional e psicológico para a criação artística. Além do seu desenvolvimento individual, as dinâmicas de grupo visam integrar o coletivo, pois, sobretudo no teatro, uma pessoa depende da outra, da relação, do jogo que estabelece em cena com a outra.

O curso recebe o apoio do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG).

Sobre o Transvest

O curso faz parte do segmento cultural do Transvest, uma ONG que objetiva combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneros na sociedade. A instituição tem um espaço educativo onde ocorrem palestras sobre as culturas LGBT, oficinas artísticas, pré-vestibular, supletivo, curso de libras e cursos de línguas (inglês, francês, espanhol e italiano) para a população trans de Belo Horizonte. O projeto não tem nenhum apoio do governo. Todas as atividades – além de gratuitas- são desenvolvidas pelo trabalho voluntário de professores que acreditam no poder transformador da educação.

Sobre o ator

Odilon Esteves é ator, professor e diretor de teatro. Membro-fundador da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte/MG, com a qual realizou premiados espetáculos. No cinema, atuou nos longas “Batismo de Sangue” (2006), de Helvécio Ratton; “O Senhor do Labirinto” (2009), de Geraldo Motta; “Matraga” (2009) de Vinícius Coimbra; “Deserto Azul” (2010), de Éder Santos; “Família” (2010), de Guilherme Reis, “Cada dia uma vida inteira” (2012), de Cris Azzi; e diversos curta-metragens. Na televisão interpretou a travesti Cíntia, na minissérie “Queridos Amigos” (2008), de Maria Adelaide Amaral com direção de Denise Saraceni, produção TV Globo; e o sertanejo Riobaldo em “Sertão: Veredas” (2008), baseado na obra de Guimarães Rosa, direção de Willy Biondani, produção Bossa Nova Films, para a TV Record.

 

 

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...