Evento aconteceu na antiga Estação Ferroviária, que foi transformada em um dos espaços culturais mais importantes do município
Um dos espaços culturais mais relevantes de Barbacena (território Vertentes), o Plataforma Rotunda – Espaço Cultural Cia Elas por Elas, recebeu da última sexta (24) o Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, para a inauguração do Espaço Múltiplo, destinado à música, exposições, espetáculos e outras manifestações artísticas. O evento contou com uma apresentação instrumental dos músicos Cássio de Oliveira, sopro, e Juninho de Sá, violão. Na mesma noite, teve início a exposição fotográfica “História da ocupação – antes e depois”, que conta as modificações ocorridas no local desde que a Cia. Elas por Elas assumiu a gestão do espaço. A mostra traz fotografias dos artistas Eduardo Santos, Tetê Valle, Bárbara Kelmer e Waldir Damasceno.
De acordo com Cláudia Valle, diretora da Cia Elas Por Elas e do Rotunda, o evento é uma forma de demonstrar para a população a importância do trabalho que está sendo realizado e aproximar ainda mais o público. “Nós estamos trabalhando muito para difundir a cultura de Barbacena, formar novos artistas e construir um público crítico e amplo. Nosso propósito é democratizar e ampliar o acesso à cultura”, explica Cláudia.
A diretora da Cia Elas Por Elas avalia que a presença do Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais é mais uma prova de que o trabalho está sendo conduzido na direção certa. “Angelo Oswaldo é uma figura extremamente importante no cenário cultural de Minas e do Brasil e é uma figura muita querida em Barbacena, tanto no meio artístico quanto no político. A presença dele engrandece nosso evento”, afirma Cláudia.
A história do Plataforma Rotunda começou no ano passado, quando o Poder Público Municipal de Barbacena convidou a Cia Elas Por Elas para gerir parte do complexo da antiga Estação Ferroviária de Barbacena - CEFEC, um Patrimônio Histórico Cultural localizado no centro da cidade. A ação teve como objetivo transformar o local em um polo que irradiasse a cultura musical, teatral e circense do município.