Uberlândia recebe 4ª Mostra de Teatro Casa Aberta

Neste próximo fim de semana, a Cia Paidéia de Teatro (SP) dá início às atividades que acontecerão na sede da Trupe de Truões durante quase dois meses.

 

A partir de sexta-feira (28/04), Uberlândia vai receber a 4ª Mostra de Teatro Casa Aberta, realizada pela Trupe de Truões com patrocínio do Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Ao todo, serão sete finais de semana de atividades contínuas que vão até o dia 11 de junho, envolvendo cinco peças teatrais selecionadas e duas dos grupos convidados, Cia Paidéia de Teatro (SP) e Luna Lunera (BH).

“Grupos e/ou artistas que quiserem participar da Mostra ainda podem se inscrever até sexta (28) pelo blog www.trupedetruoes.blogspot.com.br. A divulgação dos selecionados acontecerá na semana do dia 1º de maio”, informa Amanda Barbosa, integrante da Trupe de Truões, que comemora com a 4ª Mostra Casa Aberta 15 anos de história, com promoção de ações e troca de experiências acerca de modos de criação, produção e manutenção de grupos e coletivos artísticos, com formação de público e gestores culturais.

 

Confira a programação do fim de semana:

As primeiras ações da 4ª Mostra Casa Aberta trazem como convidado a Cia Paidéia de Teatro, de São Paulo, com as seguintes atividades:

 

28/04 – 18h às 22h

Oficina “O jogo e a história – o fazer teatral para a infância e juventude”

Quem pode participar? Jovens e adultos com ou sem experiência em teatro.

Inscrições pelo blog www.trupedetruoes.blogspot.com.braté dia 27/04.

 

29/04 às 20h e 30/04 às 19h

Espetáculo “Histórias que o vento traz”

Ingresso: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia) no Ponto dos Truões.

 

29/04 – 20h (logo após o espetáculo)

Bate papo com a Cia Paidéia aberto ao público em geral.

 

A 4ª Mostra Casa Aberta acontecerá integralmente no Ponto dos Truões, que fica na Av. Ana Godoy de Souza, 381. Santa Mônica.

 

Sobre o espetáculo “Histórias que o vento traz”

O vento traz consigo quatro andarilhos, e com eles, histórias do mundo. Duas destas histórias vêm da África: uma etíope, contando o destino de um pai e seus três irmãos que devem decidir sobre seu futuro; a outra, de Camarões, traz a inesperada situação de um elefante que perde seu olho. A terceira história vem da Índia e a quarta, quem saberá de onde? O vento, o aqui e agora, o narrar e a música são elementos-chave neste espetáculo teatral que explora a dimensão essencial do narrador no trabalho de atuação.

Ficha Técnica: Direção e texto: Amauri Falseti // Direção musical e músico: Marcos Iki

Cenário e figurino: Aglaia Pusch // Iluminação: Rogério Modesto // Elenco: Carolina Chmielewski, Rogério Modesto e Suzana Azevedo.

Classificação: Livre

Duração: 60 min

 

Sobre a Cia Paidéia

Cia Paidéia de Teatro desenvolve desde 1998 atividades de criação e montagem de espetáculos teatrais dirigidas ao público infanto-juvenil. Neste ano, comemora 19 anos existência e 12 anos de ocupação do espaço onde estão localizados atualmente, o qual funciona como um Centro Cultural voltado para a infância e juventude, com programação permanente de teatro, cinema, dança, música, cursos, oficinas, seminários, exposições e biblioteca especializada; e a realização anual do Festival Internacional Paidéia de Teatro. Anualmente freqüentam o espaço cerca de 16 mil pessoas. Em 2009, a companhia foi reconhecida como Ponto de Cultura.

 

Sobre a Trupe de Truões

Com diversos prêmios conquistados e participações em inúmeros festivais, a Trupe de Truões, de Uberlândia (MG), desenvolve há 15 anos projetos de montagem de espetáculos aliados à pesquisa e ao aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador, e formação de artistas e gestores culturais. Conheça mais em www.trupedetruoes.blogspot.com.br/ Facebook: trupedetruoes / Instagram: @trupedetruoes

 

 

 

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...