Criado em 2007, o grupo de teatro de bonecos Pigmalião Escultura que Mexe tem uma trajetória considerável, mas sempre teve dificuldade de circular com seus espetáculos. “Toda vez que nos apresentamos foi sem patrocínio, por nossa conta”, explica Eduardo Félix, diretor do grupo.
Agora, com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o grupo tem a chance de levar toda a estrutura de suas peças ao interior do Estado com a mostra que leva o seu nome. Começando nesta sexta em Belo Horizonte, no Galpão Cine Horto, às 19h, a companhia vai oferecer quatro espetáculos, uma cena curta e uma oficina, seguindo depois para Ipatinga (16 a 18/12), Divinópolis (20 e 21/2 do ano que vem), Montes Claros e Juiz de Fora (ambos em abril).
A abertura nesta sexta será com a cena curta “Verbo”, seguida do espetáculo “A Filosofia na Alcova”. Inspirada na obra do Marquês de Sade, a peça de 2011 foi escolhida como abre-alas por ser a melhor síntese da proposta do Pigmalião para o teatro de bonecos.
"Os trabalhos anteriores já prenunciavam, mas o ‘Alcova’ foi o primeiro em que conseguimos colocar em prática tudo que a gente queria fazer”, reconhece Félix. Com seu conteúdo adulto e provocador, a peça – junto com “Bira e Bedé”, “Seu Geraldo Voz e Violão” e “O Quadro de Todos Juntos”, todos na programação – carrega a intenção de afirmar o teatro de bonecos como linguagem contemporânea das artes cênicas, fora do nicho infantil ao qual é normalmente associado.
“Muita gente não vê teatro de boneco por preconceito, por achar que é infantil e, com essa mostra, queremos atrair essas pessoas”, convida o diretor. Mas ele admite que, no interior, essa subversão pode pegar o público mais conservador de surpresa. “A gente confronta diretamente essa associação do boneco à infância e à candura, e isso pode ser assustador. Mas queremos ver a reação das pessoas nessas cidades”, provoca Félix, cujo grupo começou sua trajetória com uma cena curta de sexo no Cine Horto.
Para quem quiser saber mais sobre essa proposta, a mostra inclui a oficina A Relação Entre o Ator e o Boneco neste sábado, na sede do grupo (r. Pouso Alegre, 155, Floresta), das 9h às 18h. “Vamos falar sobre como fazer o ator desaparecer e o manipulador aparecer”, adianta o diretor.
Agenda
O quê. Mostra Pigmalião Escultura que Mexe
Quando. Desta sexta a 20/12
Abertura. Nesta sexta, às 19h, no Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613, Horto)
Quanto. R$ 10 (inteira)
Programação completa. www.pigmaliao.com