Disponibilizado pela Secretaria de Estado de Cultura, o intuito da premiação é incentivar a cena cultural de Minas Gerais
Na manhã desta terça-feira (26/1), os selecionados do edital do Prêmio Artes Cênicas de Minas Gerais, lançado em outubro de 2015, participaram da cerimônia de entrega de certificados no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença do governador Fernando Pimentel.
Durante o evento, o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, explicou a relevância estratégica dos editais. “Vamos consolidar esse mecanismo de fomento. Chama-se prêmio, justamente para facilitar até a prestação de contas. É uma desburocratização. Na nossa política de cultura nós consideramos os prêmios o melhor caminho para democratização do acesso aos recursos públicos no intuito de contemplar todos os territórios de desenvolvimento do Estado”, disse.
Um dos agraciados foi o grupo de teatro e dança experimental de Guaranésia, Máscaras. “Sempre enfrentamos dificuldades com a equipe pela falta de recursos. Com o dinheiro do prêmio, poderemos terminar a reforma do nosso centro, além de dar condições melhores para as crianças a quem damos aula”, disse a representante do grupo, Keyla França Franchi.
Neste edital, uma soma de mais de R$2 milhõesfoi destinada para itinerância e infra-estrutura de sessenta e seis grupos dos segmentos: teatro, circo e dança. No ano anterior, o recurso disponível foi de R$1.700.000. De acordo com Fernando Pimentel, o aumento significativo nessa quantia reforça o compromisso do governo com a regionalização não só dá cultura, mas das politicas públicas em geral.
“Minas é um estado muito grande e diversificado e o seu interior andou muito esquecido, relegado a segundo plano. Mas nós, com muito empenho, temos conseguido recuperar isso e levar as políticas públicas para todo o estado. Minas é grande, mas nossa alma é grande e vamos continuar trabalhando por Minas”, finalizou.