Construir junto à cidade e ser construído por ela

Em cena há 15 anos, o grupo Produz Ação Cênica lança, com apoio do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e de convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, a II Mostra Ação Cênica – Boca a Boca, em Confins. Cidade onde vem criando raízes artísticas e ampliando horizontes desde 2012.

O evento terá início em 20 de fevereiro com o filme ‘Cidade das Memórias’, do ator e diretor Carluty Ferreira, fundador do grupo. A obra audiovisual revela a relação e o cuidado dos membros do coletivo com relação à história de Minas Gerais.

A obra, que fala sobre pequenos povoados formados no início do século XIX, surgiu de pesquisas cinematográficas realizadas desde 2010 pelo Produz Ação Cênica. Durante esse período, o grupo também participou da realização do curta “A Casa Iluminada, Minha Historia Minha Gente”, sobre Confins. Para o diretor Carluty Ferreira, o teatro vai além do campo cênico. “A construção de filmes retratados com a mesma delicadeza dos espetáculos é possível”, afirma o artista.

Entre as atrações que integram a programação estão os espetáculos: “O Golpe”, de Wesley Marchiori e direção de Chica Reis; “Diário de um Louco”, de Nicolai Gogol e direção de Glicerio Rosário; “Crianças Invisíveis”, de Carluty Ferreira e direção de Luiz Hermidas; e “A Terra Treme”, do grupo convidado Cia. Pequi de Teatro, de Lagoa Santa, com direção de Carluty Ferreira.

Haverá ainda seminários sobre temas como, artesanato com material reciclável, produção cultural, acesso e direito cultural, além de oficinas de teatro, adereços e figurinos, artesanato, operação e design de luz. As atividades são gratuitas.

 

Mostra Ação Cênica – Boca a Boca

A primeira edição da mostra aconteceu no segundo semestre de 2011, em Belo Horizonte, quando a companhia ainda estava sediada no Bairro Floresta, na capital. Em Confins os artistas também realizaram a montagem da peça “A Cidade e a Família”, em 2013, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. A peça possibilitou a criação da “Mostra de Arte de Confins” em parceria com outros artistas locais.

“Deslocar-nos para Confins foi surpreendente. As pessoas, cheias de potencial criativo, estavam sem orientação, então unir-nos a elas com a nossa experiência foi um casamento perfeito. Isso ajudou a elevar, também, a autoestima das crianças e jovens locais”, contou Carluty Ferreira.

 

Serviço:

CIA PRODUZ AÇÃO CÊNICA COMEMORA 15 ANOS COM A

“II MOSTRA AÇÃO CÊNICA – EDIÇÃO BOCA A BOCA”

 

Quando: De 20 de fevereiro a 30 de maio às 20h 

Onde: Dia 20 – Rua José Antônio Gonçalves S/N - Bairro Tavares – Paróquia de Santo Antônio, Confins.

Dia 21 - Espaço Craslem – Rua Lagoa Santa 63, bairro Gameleira, Confins.

Quanto: Gratuito

Programação completa: www.ciaproduzacaocenica.blogspot.com.br

 

Informações:

Cia. Produz Ação Cênica: 31 98626-6225|99655-6225

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assessoria de Imprensa: Adilson Marcelino – 31 98875-4527

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

LEIA MAIS

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

Grupo mineiro de pesquisa cênica se apresenta no exterior pela primeira vez

23 Agosto 2017

Teatro&Cidade faz quatro exibições em Portugal durante o Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas   Grupos de atores mascarados se deslocam...

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

Escolas da periferia chilena recebem apresentação teatral de companhia mineira

23 Agosto 2017

Personagens da cultura e folclore nacional inspiram a Cia de Teatro Conscius Dementiao, de Poços de Caldas; viagem foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa de intercâmbio da Secretaria...

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

Jornal O TEMPO: Teatro em todas as praças de Minas

07 Agosto 2017

Grupos de teatro do interior fazem arte apesar dos desafios e das adversidades   Na rua. Grupo Teatro da Pedra, de São João del Rei, atua há mais de uma...